2014/09/13

Smartwatches vão tornar insustentável a overdose de notificações?


Muitas pessoas passam cada vez mais tempo de cabeça baixada sobre os seus smartphones, alheadas do mundo em seu redor. Com a chegada dos smartwatches há quem diga que isso irá melhorar, bastando uma rápida olhadela para o pulso; mas também se pode dar o caso das coisas se tornarem ainda piores.

Hoje em dia já temos que lidar com uma overdose de notificações nos nossos smartphones, que tanto nos avisam de algo realmente importante (como uma mensagem urgente de um amigo), como de um qualquer jogo que tem saudades nossas e nos tenta convencer a abri-lo novamente. Para muitas pessoas, pegar no seu smartphone após ter estado algumas horas longe dele revela um panorama com dezenas de notificações, umas com interesse outras sem interesse, e onde invariavelmente a única solução é "limpar tudo" - derrotando por completo o propósito de ter notificações.

Se é certo que temos opções para gerir as notificações (se queremos ou não, se queremos com som ou nãom etc,) com os smartwatches a coisa passará a tornar-se ainda mais crítica.

Será que querem realmente saber que a vossa quinta no farmville está pronta para ser cultivada com uma vibração no pulso quando estão a meio do almoço ou jantar? É que ao contrário do smartphone, que poderá ficar no bolso do casaco ou na secretária, o vosso smartwatch andará quase 24h/dia convosco.

E mesmo eliminando todas as notificações de apps "não críticas", penso que se irá tornar aparente a necessidade dos sistemas de notificações ganharem ainda mais inteligência, sendo que isto também irá recair sobre as próprias apps que usamos. Por exemplo, podemos ter milhares de amigos no Facebook, mas poderemos querer receber apenas algumas notificações de alguns dos nossos amigos (e nem sequer é a questão de ter "amigos próximos", pois podemos ter vários amigos próximos, e mesmo assim querer receber notificações de alguns e não de outros.)

Não sei se haverá uma solução fácil e versátil que possa vir a agradar a todos - provavelmente não - mas será inevitavelmente algo que terá que ser abordado e resolvido, se é que os fabricantes têm esperança de que os smartwaches possam vir a conquistar o mercado. (Bastará relembrar que num Nexus 5 com Android "puro", nem sequer temos a possibilidade de silenciar as notificações em determinado período, ou tão pouco escolher que tipo de cor/padrão queremos para o LED das notificações... e já se vê o quanto há ainda por fazer...)

3 comentários:

  1. Notificações? E as milhentas apps? Não se vai trabalhar nada :)
    Só se vai dar "corda ao relógio" (no caso do Apple Watch)
    Tenho uma ligeira impressão que os empregadores não vão achar muita piada ao assunto.
    http://www.ibtimes.com/apple-watch-features-10-really-useful-apps-worth-waiting-1687368

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diz-se por aí, de uma entrevista dada por Tim Cook, que o Apple Watch terá uma capacidade de armazenamento não inferior a 2GB e que permite ouvir música, sem precisar do iPhone, através de auscultadores Bluetooth. Bateria para tudo o que se diz é que estou curioso.

      Eliminar
  2. A mim näo me vai fazer grande diferenca porque eu quase näo uso servicos nenhuns excepto SMS, Whatsapp, Facebook (pouco), Email. Em todo o caso a maior parte do pessoal que conheco está a trabalhar ao mesmo tempo que eu, e daí que durante o horário de trabalho, as coisas iräo estar calmas.

    Fora esse tempo irá ser como se estivesse com o telemóvel, mas mais prático já que vejo directamente o que querem e se vale a pena sacar do telemovel.

    O que NÄO é nada prático säo os controlos por voz: quem é que vai estar a ditar as respostas com os outros a ouvir? Quem vai estar a dizer ao relógio "ahhh mostra-me as mensagens" num autocarro, comboio ou lugar público???

    ResponderEliminar