2014/09/23

USB Type-C pode ser o cabo universal que dispensará todos os outros


O USB Type-C não só irá ficar na história como sendo o cabo USB que irá acabar com o trauma de "falhar" sempre ao se tentar usar uma ficha USB, podendo ser encaixado de uma maneira ou de outra; como também se arrisca a ser o verdadeiro cabo universal que irá dispensar a necessidade de se terem cabos USB, VGA, DVI, HDMI, DisplayPort, etc.


Esta evolução do USB parece estar a ser preparada com bases bem sustentadas e que lhe dão enorme versatilidade, incluindo a capacidade de poderem ser usados para transportar outros tipo sinais que não fazem parte do USB... nomeadamente, sinais de vídeo.

Graças a estes "modos alternativos", será possível usar-se um cabo USB Type-C para enviar vídeo DisplayPort através destas fichas e cabo, o que permitirá a utilização destes cabos como cabo de vídeo para ligar um equipamento a um monitor - e isto para além de poderem continuar a servir como canal de comunicação USB. Alguns dirão que isso é algo que já é possível fazer-se com o Thunderbolt; mas o sistema do USB parece ser muito mais abrangente e não se limitará apenas ao DisplayPort (que é apenas o primeiro sistema a ser anunciado neste modo "alternativo" do USB Type-C).

Para além disso, o USB conta com uma enorme vantagem adicional que é o facto de agora poder ser usado para distribuir até 100W de energia, o que permitirá que - por exemplo - ao ligarem o vosso tablet, ou até um portátil, a um monitor externo, o mesmo possa ser usado para o carregar (ou de modo inverso, terem um monitor portátil que é alimentado inteiramente via USB sem necessidade de fonte de energia adicional.

As coisas parecem bem encaminhadas para que o USB 3.1 Type-C se venha a tornar no sistema universal para a próxima década, servindo para ligar tudo o que se desejar, de ratos a monitores, docking stations e tudo o mais, sem necessidade de cabos adicionais.

3 comentários:

  1. Com esta novidade , as marcas podem começar também a implementar a possibilidade de utilizar o Display Port

    ResponderEliminar