2014/10/11

A "prova de fogo" da Orion chega em Dezembro


Podemos já não ter os icónicos Space Shuttle a levar-nos até ao espaço (e trazer-nos de volta) mas a NASA está prestes a pôr à prova a sua nova nave - a Orion - que permitirá realizar missões como a exploração de asteróides e a ida a Marte.

Depois de anos de desenvolvimento e muitos testes, aproxima-se finalmente a verdadeira, e literal, prova de fogo. A Orion será lançada para o espaço no próximo dia 4 de Dezembro, num teste sem tripulação, permanecendo em órbita durante algumas horas para testar os seus sistemas e... mostrar o que vale na violenta fase de reentrada em que os seus escudos terão que suportar temperaturas superiores a 2000 graus centígrados.

Esperemos que tudo corra como previsto! :)

2 comentários:

  1. pois parece haver muito por onde pode possa correr mal... Eles devem saber o que estão a fazer mas aquilo em forma de funil se calha a virar-se ao contrario na descida, já não se deve endireitar e a parte de trás não está preparada para tanto aquecimento..

    ResponderEliminar
  2. Mike... essa parte deve ser a mais facil... eles já fazem isso desde os anos 50.
    Na verdade, aquela forma especifica é desenhada propositadamente para um equilibrio dinâmico na descida, a todo o momento a cápsula está em busca desse ponto de equilíbrio. O filme Gravidade mostra essa 'busca pelo equilibrio' muito bem, quando a cápsula desce pela atmosfera. Eles retrataram muito bem essa parte.
    http://en.wikipedia.org/wiki/Atmospheric_entry

    ResponderEliminar