2014/10/17

Alunos portugueses vencem final Europeia do Kodu Cup


Diz o ditado que é de pequenino que se... começa a programar; e que o digam Gonçalo Calçadas e Matias Fareleira que, com apenas 6 e 7 anos, foram os vencedores da final Europeia do Kodu Kup com o seu jogo Water Planet.

A Kodu Kup Europe é uma competição promovida pela Microsoft Europe e dirigida a alunos dos 6 aos 16 anos que pretende estimular os primeiros passos no mundo da programação e criação de jogos digitais. Esta jovem dupla nacional, que frequenta o 2º ano do Colégio Monte Flor em Carnaxide, conquistou o primeiro lugar na categoria "Conquerors" desta competição, vencendo os projectos de dezenas de alunos de sete países que se reuniram para esta final em Bruxelas.

O seu jogo - Water Planet - relembra a importância da água e da biodiversidade, e dos perigos da poluição, aqui representados por peixes robots e polvos mecânicos que querem acabar com os peixes reais e que têm quer ser detidos. O projecto foi desenvolvido pelos alunos usando o Kodu, a ferramenta pedagógica de programação visual da Microsoft para criação de jogos, e especificamente criada para ser usada por crianças.
Sabendo-se a enorme importância das "influências" nesta fase do desenvolvimento, seria bom ver que este tipo de projectos e iniciativas se alargasse a todas as escolas nacionais, incentivando que os nossos jovens não se limitassem a sentar à frente das consolas a jogar jogos - mas também se sentissem incentivados a criarem os seus próprios jogos. As ferramentas disponíveis actualmente ajudam, e muito! (No meu tempo... tínhamos que nos limitar a martelar as teclas do ZX Spectrum, e andar com PEEKs e POKEs para as coisas mais avançadas... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)