2014/10/17

Auto-preenchimento inteligente no Google Sheets


As folhas de cálculo são um precioso aliado para incontáveis tarefas, e que ganham capacidades inacreditáveis quando usadas em combinação com funções mais avançadas. Agora, o Google Sheets ganha a capacidade de preencher de forma inteligente os valores em falta com o Smart Autofill.

O Smart Autofill está disponível nos add-ons para o Google Sheets e o seu método de funcionamento não é complicado de compreender.

O objectivo desta função é preencher valores em falta em tabelas de dados, recorrendo à "magia" da capacidade de previsão do Google para o efeito. Aqui não estamos a falar de um auto-preenchimento "burro" com base apenas nos valores anteriores e seguintes, e que permitiria preencher uma sequência de 10, 20, 30 com um "40" logo a seguir, mas sim o de ter em conta diferentes critérios.

O Predictive API do Google é um sistema que permite fazer coisas como detectar a que língua pertence uma determinada frase; ou se a mesma está associada a um sentimento positivo ou negativo; entre muitas outras coisas. Mas o importante será ter em conta que, tratando-se de previsões, e dependendo do tipo de dados a que é aplicada, os resultados tanto podem ser satisfatórios como completamente irrealistas.

No exemplo dado pelo Google este auto-preenchimento tenta determinar o preço de automóveis usados com base no seu ano de fabrico, quilometragem e tipo de veículos. Se tiverem tabelas nas folhas de cálculo do Google com valores em falta, não custará nada aplicarem este Smart Autofill a ver se os resultados são do vosso agrado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)