2014/10/19

Cometa passa "tangente" a Marte


O nosso curto tempo de vida não passa de um insignificante micro-instante à escala cósmica, mas por vezes as coisas batem certo e temos oportunidade de assistir a eventos únicos, como o que hoje acontece no nosso planeta vizinho, Marte.


Um cometa oriundo da nuvem de Oort vai fazer a sua primeira passagem pela parte interior do sistema solar, e passar uma "tangente" a Marte (numa distância de cerca de um terço da que nos separa da Lua). É uma oportunidade inigualável para vermos bem de perto e recolhermos mais informações sobre estes misteriosos visitantes do espaço profundo, e felizmente dá-se o caso de termos vários satélites e sondas em Marte que irão voltar todas as suas atenções para este cometa "Siding Spring" (para além do Hubble e muitos mais telescópios aqui na Terra).

Embora no caso da Curiosity esta observação não vá causar problemas, pois estando no solo ficarão automaticamente protegidas pela atmosfera marciana, no caso dos satélites em órbita a coisa torna-se mais arriscada - e para evitar "azares", a NASA vai fazer com que os satélites usem o próprio planeta como escudo durante as fases de maior perigo devido às partículas ejectadas pelo cometa.

Há quem diga que poderá ter sido algo assim a ter dado origem à vida na Terra. Não seria caricato se isso viesse a acontecer em Marte... connosco a assistir na primeira fila?

1 comentário: