2014/10/25

Como funciona o reconhecimento de voz?


De algo que apenas era possível nos filmes de ficção científica, o reconhecimento de voz passou a ser algo que está agora disponível nos "super-computadores de bolso" a que chamamos smartphones e que carregamos para todo o lado. Mas afinal... como é possível um computador reconhecer aquilo que dizemos?

Sistemas como a Siri e o Google Now (e agora a Cortana nos Windows Phone) tornaram mais comum o acto de simplesmente perguntarmos coisas aos nossos smartphones; ou de lhes darmos instruções sobre o que queremos que eles façam: como definir um alarme para daqui a 30 minutos. Mas isso é algo que só se torna possível graças a muito trabalho que foi feito ao longo das últimas décadas, e que passa completamente despercebido à maioria das pessoas que utilizam estes sistemas.

Felizmente o Google dá-nos uma ajudinha, e criou um pequeno vídeo onde aborda todos esses aspectos que se passam nos bastidores.

... Agora só nos resta esperar que não demore muito para que todos os sistemas acima referidos nos deixem falar com os nossos smartphones... em português.


1 comentário: