2014/10/24

Como gravar o ecrã de um iPhone ou iPad no OS X Yosemite


Não será algo que necessitem fazer todos os dias, mas certamente já terão passado por uma situação em que gostariam de gravar o que se passa no ecrã do vosso iPhone ou iPad, sem que isso implicasse apontar uma câmara para eles. Pois bem, graças ao iOS 8 e ao novo OS X Yosemite, isso é mais simples do que poderão imaginar.


Se querem gravar o que se passa no ecrã do vosso iPhone ou iPad com a máxima qualidade, bastará ligarem o equipamento a um Mac com Yosemite usando o cabo Lightning, e de seguida abrirem o QuickTime Player. Quando seleccionarem a opção para fazer uma nova gravação "File->New Movie Recording" só terão que seleccionar o vosso iPhone ou iPad da lista de dispositivos disponíveis, e já está.

Têm ainda a opção de poder mostrar os "toques" que fazem no ecrã, que será útil para vídeos em que estejam a fazer a demonstração de uma app e querem que esses toques sejam visíveis para os vossos espectadores, sem terem que andar a adicionar efeitos de pós-produção mais trabalhosos.

Por mim, com toda a potência que os SoC no interior dos equipamentos mobile têm, já esperava que fosse possível fazer capturas de vídeo no próprio dispositivo, em jeito de evolução do que actualmente fazemos com as capturas de ecrã. Do género, em vez de fazer uma só captura pressionando o botão de home + power simultaneamente, manter esses botões pressionados por 2 ou 3 segundos daria início à gravação de vídeo. Mas, admito que seria uma função complexa e que seria útil para um número bastante reduzido de utilizadores. Mas pronto, fica a ideia...

6 comentários:

  1. No Android também existe um API para gravar o ecrã desde a versão 4.4 que tipicamente é para ser usado por developers, mas também há apps que tiram partido para uma utilização mais simples...
    http://www.greenbot.com/article/2158781/how-to-use-native-screen-recording-in-android-4-4-with-and-without-root.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas ter que instalar o ADB e andar a mexer na linha de comandos é um pouco menos apelativo do que "ligar e gravar".

      E infelizmente no device-only só mesmo com root, o que também limita a sua utilização pelos utilizadores comuns (mas é sem dúvida uma opção para quem tiver root).

      Idealmente, ao ligarmos um Android a um PC; para além das várias opções que já aparecem, poderia aparecer uma de "câmara virtual", em que funcionasse como um video device a transmitir o ecrã. :)

      Eliminar
    2. Pois um USB video device, mas agora com os ecrãns com resoluções malucas mais para os lados do 4k deve complicar cada vez mais a coisa (CPU e banda), apesar do USB3 ter mais banda.
      Também não sei bem como é que funciona a transmissão de imagem com o novo Android Auto (para fazer o mirror do ecrã no carro) mas deve ser mais fácil pegar naquela imagem, e até deve ter os touch inputs para usar eventualmente como uma sessão de VNC (ou Remote Desktop).

      Eliminar
    3. Esperemos que o Google nos esteja a ouvir... e meta isto no Android 6.0. :)

      Eliminar
  2. No 1+1 é fácil gravar ecrã. É só seleccionar a opção screencast.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, não se entende porque motivo o Google adicionou isso ao KitKat... mas depois deixou de fora forma como aceder a essa funcionalidade.

      Eliminar