2014/10/23

DSL prepara-se para chegar ao Gigabit


Embora por cá muitos portugueses estejam "mal habituados" com as suas ligações por cabo e fibra, há ainda muitos que não têm outra alternativa a uma internet que lhes chega pela linha telefónica - o ADSL - mas que em breve poderá deixar de ter motivos de inveja relativamente ao cabo e fibra.

Várias empresas já estão a promover os seus novos produtos DSL G.fast, que permitirão acelerar as velocidades das ligações ADSL/DSL para valores na ordem do 1Gbit.

Sim, a mesma linha telefónica que em tempos parecia limitada a transportar cerca de 64Kbits de dados por segundo, e que actualmente vos faz chegar alguns Megabits, poderá em breve dar um salto para o gigabit e demonstrar que há sempre forma de ultrapassar todos os (aparentes) limites.

Tal como as ligações actuais, a distância entre o transmissor e o modem é de importância crítica para a obtenção da máxima velocidade, e com este G.fast (que deverá ficar finalizado no início de 2015), a distância máxima para que se possa atingir a velocidade Gigabit se fica por uns reduzidos 50m - ainda assim, mesmo com 200m de cabos telefónicos pelo meio, é possível atingir ainda uns muito apreciáveis 600Mbps.

Para aquelas situações onde for necessário levar internet mais decente aos clientes sem que seja necessário substituir as infraestruturas existentes (por exemplo, colocando um pequeno bastidor num prédio, que depois distribuirá esta internet ADSL usando a rede telefónica pré-instalada), poderá ser uma solução mais em conta do que andar a passar cabo ou fibra. Mas como sempre... vamos "esperar para ver".

1 comentário:

  1. Mesmo em Portugal existem milhares de lares que quanto a ligações fixas só mesmo o ADSL(o meu caso) e por essa deriva é uma excelente notícia.

    Porém, duvido que na prática a tecnologia seja aproveitada cá, pois afinal nunca fizeram o upgrade(há muito disponível) para o VDSL que permite passar dos 24Mbits para os 52Mbits teóricos, se não estou em erro.

    Bendito 4G que me tem safado... da diminuta oferta cablada e dos monopólios... :)

    ResponderEliminar