2014/10/16

Google Play ganha à App Store nos downloads... mas não nos lucros


A batalha das plataformas Android vs iOS discute-se também nos rendimentos que trazem aos criadores de apps; e embora o volume superior de Android já supere em grande medida a quantidade de downloads realizada na App Store da Apple, o lucro das apps continua a estar do lado do iOS.

Para o terceiro trimestre deste ano, as estatístcas da App Annie indicam que os downloads de apps do Google Play foram cerca de 60% superiores aos dos downloads na App Store; mas quanto ao lucro, a App Store lidera também por 60%.

É uma diferença que tem vindo a diminuir e que, com a adopção continuada do Android, rapidamente deverá atingir a paridade - e isso se é que esta diferença é efectivamente assim tão grande. É que este estudo não contabiliza o lucro que as apps possam ter com a apresentação de publicidade, que terá vantagem para a plataforma que tiver mais downloads.

Seja como for, é mais que evidente que hoje em dia ninguém deverá arriscar em suportar apenas uma ou outra plataforma (desde que seja tecnicamente possível) sabendo-se o potencial que ambas representam, quer para o volume de utilizadores que aceda às apps, quer para o potencial rendimento que a app venha a produzir.

Vamos ver de que forma é que a chegada dos "phablets" oficiais de ambas as plataformas (iPhone 6 Plus de um lado, Nexus 6 do outro) irá afectar, ou não, estes valores no quarto trimestre de 2014.

1 comentário:

  1. Não é lucros, é receitas (directas das vendas das apps).
    Olhando para o gráfico a receitas do Google Play andam à volta dos 65% das do Apple App. Como a percentagem da comissão da Google e da Apple é a mesma (30%), as receitas da Google são 65% das da Apple - quanto aos lucros, depende do que cada uma gasta com o respectivo Store. "Cheira-me que a Google gasta menos.

    ResponderEliminar