2014/10/05

Microsoft ganha mil milhões por ano com Androids da Samsung

Para aqueles que não compreendem porque motivo todas as empresas se empenham em "lutas até à morte" pelas patentes, eis um caso que vem demonstrar a dimensão (e dinheiro) que pode estar envolvido. Num recente caso em que a Microsoft reclama quase 7 milhões de dólares à Samsung por juros devidos, ficamos a saber que a Samsung paga por ano mil milhões à Microsoft devido aos Android que vende.

Sim, estão a ler bem... graças às patentes que a Microsoft detém e que se aplicam aos Android, a Samsung paga mil milhões por ano à MS devido aos dispositivos Android que vende.

Claro que este jogo das patentes não se joga só num sentido, mas mesmo que a Samsung tenha diversas patentes vitais (e terá certamente) que se apliquem aos Windows Phone - por exemplo - o volume de vendas bem mais reduzido não será suficiente para "equilibrar" estas contas. Fica também a interrogação sobre quantas destas patentes não pertenceriam à Nokia... e se não teria sido melhor negócio (para eles) serem eles a receber estes mil milhões anuais (e mais, considerando os restantes restantes fabricante)?

Portanto, pondo as coisas em perspectiva... a MS nem se importará muito em perder milhões como perdeu com os Windows RT; não se puder contar com estas rendas "bilionárias" anuais. Com mil milhoes, a MS até se poderia dar ao luxo de vender os seus Windows Phones a preço de custo (ou abaixo do preço de custo), e continuar a ter uma boa fonte de rendimento... à custa do sucesso da concorrência.

4 comentários:

  1. Isto começa a ser ridículo. Usando a lógica se os vendessem a preço de custo, talvez a concorrência não lhes desse tanto dinheiro. Deviam era desaparecer e deixar a concorrência ficar com maior fatia de mercado. Por isso fazem aparelhos tão maus :D

    ResponderEliminar
  2. Há uma coisa que se pode garantir, os mil milhões de dólares resultam de um acordo assinado, em 2011, entre a Microsoft e a Samsung - e não têm nada a ver com patentes da Nokia.

    Pelo contrário, com a aquisição da Nokia pela Microsoft, em 2013, a Samsung aproveitou para considerar o acordo de 2011 inválido e não quis pagar.

    Embora o post possa puxar ao sentimento - "tadinho do Android esmagado pela besta capitalista" (como se sabe a Samsung distribui o dinheiro que ganha pelos probrezinhos), o caso das patentes Google/Motorola em que a a Google quis extorquir uma quantia fantabolástica à Microsoft é mais curtido.

    Agora, os fabricantes Android, como a Samsung e a HTC, andarem a pagar à Microsoft para subsidiar os Lumia não acho bem :)

    ResponderEliminar
  3. Isto é só da Samsung, mas praticamente todas as marcas que usam o Android do Google também pagam à M$ (valores feitos com acordos às escondidas do público) para não levarem com processos em tribunal, o que é um absurdo do ponto de vista tenologico (até porque as patentes validas nuns paízes nem sempre são válidas noutras partes do mundo) e acaba por ser penalizador para o consumidor final que incoscientemente acaba por estar a alimentar este vício.
    Talvez os Nexus sejam os únicos produzidos por estas marcas mais conhecidas que conseguem escapar a estas taxas.

    ResponderEliminar
  4. Eu percebi a "sugestão" do Carlos... Vocês não se lembram de quando a Samsung também vendia os seus televisores a preço de custo com o intuito de aniquilar a concorrência e assim se tornar o gigante que é hoje neste segmento(TV´s/Ecrãs)?. A Philips foi uma das queixosas na altura e teve mesmo de "desenvencilhar-se" dessa área de negócio quando cedeu os direitos da marca a uma empresa Chinesa...

    Quanto a mim podiam era financiar os Surface, esses sim caríssimos que até mete medo!... :)

    Relativamente ás patentes da Microsoft, não tenho nada contra(salvo seja), já que a Google(por exemplo) também não quis renunciar aos direitos das patentes que adquiriu aquando da compra da Motorola, pois claro.

    Segundo o relatório do governo Chinês que trouxe a público essas informações das patentes recebidas pela Microsoft com a venda de smartphones, foram contabilizadas cerca de 73 patentes essenciais pagas à MS para qualquer dispositivo fabricado, podendo ir até 127 em equipamentos com Android.

    Parte dessas patentes, foram adquiridas anteriormente pela Microsoft à Nortel e envolvem por exemplo "normas" de GSM(se assim lhes posso chamar), ou seja, não se trata de "taxas" a que os Nexus estejam isentos, digo eu...

    ResponderEliminar