2014/10/28

Nextbit Baton leva a "continuidade" ao CyanogenMod (e mais)


A "continuidade" que a Apple nos apresentou no iOS8 e OS X Yosemite veio relembrar-nos que há ainda muito por fazer para nos simplificar a vida no dia a dia. E em breve teremos funcionalidade idêntica nos Android - ou pelo menos no CyanogenMod - graças a este Baton da Nextbit.

A "continuidade" no iOS é o sistema que permite que quando nos aproximamos de um computador com um iPhone ou iPad, se possa transferir aquilo que se estava a fazer para essa máquina: quer fosse um email que estavam a escrever a meio, ou uma página web que estavam a ler no browser. Este Nextbit Baton permite fazer o mesmo entre dispositivos com CM.

Mas na verdade esta capacidade de transferência de conteúdos é apenas uma das funcionalidades do Baton. Para além disso temos também a capacidade para fazer backups e restauros do sistema, ideal para quando se troca de smartphone ou tablet e se quer manter tudo como estava (algo que o novo Android Lollipop também vem facilitar); e... uma funcionalidade que mantém dados sincronizados entre dispositivos e por apps.

Certamente já terão ficado frustrados por usar apps que não lidam muito bem com a questão de serem usadas em diferentes equipamentos. Com este sync podem dizer que querem manter os dados de determinada app sempre sincronizados entre diferentes smartphones e/ou tablets, e isso será feito de forma automática.

Não admira que o CyanogenMod esteja interessado em adicionar estas funcionalidades como sendo algo de base do próprio sistema - e esperemos que eventualmente também o Android "oficial" se sinta inspirado a fazer o mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)