2014/10/20

Nexus 6 e Note 4 com desempenho gráfico abaixo do iPhone 6?


No outro dia falávamos dos problemas de gerir uma resolução 5K, e se isso se faz sentir nos desktops também se faz sentir em escalas mais reduzidas com as resoluções que muitos smartphones e tablets agora oferecem. Opções que depois se fazem sentir no desempenho a nível gráfico...

Foi impressionante ver a velocidade com que os dispositivos mobile apanharam - e superaram - as resoluções que temos nos monitores dos nossos computadores portáteis e de secretária. Se em 2010 a chegada do iPhone 4 com a sua resolução "Retina" (uns agora nada impressionantes 960×640) surpreendeu o mercado, este rapidamente reagiu e respondeu à letra: em breve os smartphones chegavam aos 1280x720; e pouco depois ao 1920x1080 do Full HD... e não se ficaram por aí.

Hoje em dia temos modelos como o LG G3, Nexus 6 e Note 4 com resolução de 2560x1440, superiores à da grande maioria dos monitores e portáteis; só que todos esses píxeis também se fazem sentir no desempenho destes modelos.


Resoluções superiores exigem maior potência gráfica a nível do GPU, e por isso não será de estranhar que todos os modelos actuais com resoluções de 2560x1440, mesmo quando equipados com o mais recente Snapdragon 805, tenham prestações inferiores aos iPhones - que também têm resoluções bem inferiores.

O que interessaria comparar seria plataformas diferentes com resoluções idênticas; ou plataformas idênticas com resoluções diferentes; coisa que infelizmente não é possível fazer com base nos modelos da tabela apresentada. Com esta tabela apenas podemos ver que para a mesma resolução de 2560x1440 (e para o benchmark referido) o Snapdragon 805 supera o Samsung Exynos do Note 4.

Um teste mais interessante seria comparar os resultados do iPhone 6 Plus com um Snapdragon 805 na mesma resolução de 1920x1080, mas infelizmente não há modelo para isso. O mais aproximado seria o Galaxy S5 com um Snapdragon 801, e que fica atrás do A8 da Apple. (Considerando que um 805 consegue manter a 2560x1440 o desempenho gráfico que um 801 tem a 1920x1080... parece-me que os resultados acabariam por ser bastante equilibrados com o iPhone 6 Plus.)

Importa também referir que estes testes se centram mais sobre a capacidade de gerar gráficos 3D à resolução nativa do ecrã, coisa que raramente acontece. Mesmo nos jogos, a maioria opta por renderizar as imagens a uma resolução inferior e depois redimensioná-las para a resolução do ecrã - especialmente quando se fala de resoluções superiores ao Full HD.

Em conclusão: um pouco à semelhança do que acontece com a resolução 5K, estes equipamentos mobile com ecrãs de 2560x1440 são bonitos de se olhar, mas têm hardware que "não faz milagres" quanto a poder gerar todos esses píxeis com a margem de manobra que se gostaria de ter. Mas uma vez que durante a grande maioria do tempo estaremos a olhar para apps simples, páginas do browser, e outras coisas que tais... não se preocupem, que todos esses pixeis estarão a ser usados para vos criar as imagens e texto com a maior nitidez que poderão ter em qualquer ecrã.

15 comentários:

  1. O titulo diz Nexus 6...Mas no quadro não aparece nada. Titulo para puxar gente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Nexus 6 tem também um Snapdragon 805 e a mesma resolução de 2560x1440px, pelo que deve verificar-se o mesmo que no Note 4.

      Eliminar
    2. É equivalente ao Droid Turbo.

      Eliminar
  2. Uma comparação mais "justa" seria talvez com o Sony Xperia Z3 Compact.
    Tem o mesmo CPU/GPU que o S5 e tem uma resolução mais próxima do iphone.

    (É a segunda vez que envio este comentário, vamos a ver se desta aparece.)

    ResponderEliminar
  3. E en que ficamos? o melhor seria o iphone 6 plus ou o Note 4 Snapdragon?

    ResponderEliminar
  4. Em uma comparação automobilística podemos dizer que o iPhone é um carro com V8 que atinge os 300 km/h. Os Androids são carros de V10 que teoricamente chegariam aos 320 km/h, mas o peso extra dos componentes e do motor não permite que passem dos 290 km/h.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho de concordar ctg...e a comparação não podia estar melhor, contudo, será que o L segue os mesmos passos?

      Eu, se conseguisse que no iOS 8 tivesse um verdadeiro gestor de ficheiros onde eu pudesse abrir e fechar os ficheiros a meu gosto, e organização, e ler todos os ficheiros video, ficheiros que saco, pensaria duas vezes...dada a estabilidade do sistema e pq uso macbook. Contudo a simplicidade do Nexus 6, o sistema limpo, abre o apetite...mas no Note 4 algumas das funcionalidades inclinam a opção de aquisição para o lado Samsung...

      Note 4 vs Nexus 6 vs Iphone 6 plus mas alguém com real uso e impar na escolha...

      Eliminar
    2. Se o Lollipop optimizar algumas tarefas poderá sobrar mais "potência" para o "motor" e os resultados podem ser diferentes. A ver vamos.

      Eliminar
  5. Mas o Nexus 6 tem um novo sistema operativo - Android 5.0 (aka Lollipop) e não o 4.4 (aka kitkat) que é o que tem aparecido em todos os Smartphones Android nos últimos 6 meses.
    O que eu sei é que o meu Nexus 5 com a ultima versão do Android 5.0 parece outro, mais rápido e mais suave em todas as animações e multitasking... é preciso ver para acreditar na diferença que faz..
    Por isso não me parece que o CPU e o hardware do Nexus 6 fique enrascado com o nova resolução... principalmente sabendo que o Snapdragon 805 tem bus com mais do dobro da largura de banda e trabalha com frequência de clock superior e o GPU também é de outra geração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou seja estão a comparar alhos ( Iphone 6 com IOS 8 v. actual do sistema) com bugalhos ( Android com versão actual desactualizada ) e a fazer comparações...
      Não me espanta, mas porem o Nexus 6 na mesma comparação por pressupor que o software não irá trazer melhorias é ridiculo....

      Eliminar
    2. Pois, em benchmarks 3d ( OpenGL, etc) pode ou não fazer assim tanta diferença (ou pode fazer, o kernel e drivers podem mudar muita coisa) que seria útil para jogos, mas em termos de percepção de performance e suaviadde geral do sistema que é o que me preocupa mais, depois de ver o Lollipop no Nexus 5 fico mais descansado e continuo a manter boas expectativas para o Nexus 6 que segundo se tem visto por aí, tem tudo do melhor (e o que não é muito comentado, a câmara, para mim também é do melhor). É verdade que lhe falta o CPU de 64bit, mas em termos de largura de banda, com o Snapdragon 805 está lá que é o principal. Se tivesse um CPU de 64bit também podia ter 4GB de RAM (mas seria mais caro, e nem o Nexus 9 nem os iPhones de 64bit vem com tanta RAM como o Nexus 6)

      Eliminar
  6. So mesmo vendo um Nexus 6 ao vivo e a cores, o que é difícil de encontrar nas lojas para podermos ver...videos e etc é mais do mesmo...
    Pessoalmente tb prefiro Android contudo esse gráfico deixa-nos a pensar...
    Mas só mesmo vendo o Nexus 6 em funcionamento e opinar...o iphone 6 plus realmente é como sempre, demasiada suavidade no seu funcionamento, e acima de tudo estabilidade, pq realmente clica e funciona, no meu LG, por vezes clico, ele pensa, depois reage, e então abre...isto com o 4.4.2 mas tirando isso, so mesmo vendo o Android L.

    Contudo, para um Nexus, é um equipamento com um valor um pouco mais caro, coisa que para o equipamento que é, deveria vir já com 64bits, e com 4gb ram, para ser o primeiro e marcar diferença, e o preço praticamente o mesmo...que iriam vender...mas pronto...

    ResponderEliminar
  7. Resumindo - no Nexus 4 complicaram :)

    Arranjaram um ecrã que puxa demais pelo SoC, que se vai abaixo.
    Não deixa de ter a sua graça - tanta coisa com a resolução do ecrã, e esqueceram-se do binómio ecrã / SoC.

    "Ah, e tal, a resolução do ecrã do iPhone 6 é muito inferior, a do Note 4 é que é" \O/

    ResponderEliminar
  8. Se fosse o inverso o que importava era a qualidade de imagem... Assim o ecrã puxa demais lol
    Vê se por estes lados muita pendência e pouca objectividade...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não te preocupes, como diz na última frase do post.
      Só em situações, por exemplo em que seja necessária uma velocidade elevada de fps é que se nota que o Note 4 só atinge metade da velocidade do iPhone 6 Plus. Há quem diga que nessas situações é "muito ecrã" para o SoC do Note 4, mas deve haver outra explicaçào qualquer, não se sabe é qual é ;-)

      Eliminar