A matemática é odiada por alguns, adorada por outros; mas todos terão que admitir que por muitos problemas que possa trazer, também nos permite solucionar inúmeras coisas. Hoje o problema é mais geométrico que matemático, mas isso não o torna menos interessante.
A pergunta é, colocando três quadrados lado a lado, e com linhas que unem os seus vértices inferiores ao topo esquerdo, qual é a soma dos ângulos por elas formados?
Se por esta altura já estão a ver a solução, não se preocupem... pois há mais de 50 soluções possíveis, e que variam de acordo com o grau de conhecimento matemático (e também a "criatividade" de cada um). Mas independentemente de arranjarem solução para o problema, é o tipo de pergunta que nos pode inspirar a pensar: como poderia eu resolver o problema se não tivesse grandes conhecimentos de matemática?
E a verdade é que há uma solução puramente geométrica e (relativamente) simples, que nos faz relembrar que por vezes a melhor solução é olhar para um problema por uma nova perspectiva. :)
Usando cálculo trigonométrico é mais rápido: http://www.render.com.br/ferramentas/trigonometria
ResponderEliminarUsando geometria é uma "trabalhera" :)
Mas é mais elegante. Gostava de conhecer as outras 48 soluções.
Claro que usando trigonometria é imediato. Afinal é só:
ResponderEliminar45 + arctan(1/2) + arctan(1/3) = ...
Mas a piada é pela geometria, aqui, parece facil mas tem os seus truques (mas ainda não resolvi... bolas!!!)
Afinal é fácil... basta estar atento e propriedades do triang. ... lol
EliminarQuando ela fez a primeira transposição com a outra fila de quadrados "vi" logo a solução - até acho que ela depois complicou mais do que seria necessário.
Eliminar