2014/10/07

Opera Mini para o Samsung Gear S


Enquanto Google e Apple vão apostando em smartwatches que funcionam em complemento de um smartphone ou tablet, e onde será aplicável um conceito diferente de interacção, a Samsung - para além de também o fazer - também aposta em smartwatches capazes de funcionar de forma independente. E agora o Gear S, com Tizen, recebe o Opera Mini para permitir a navegação na internet a partir do pulso.


O Samsung Gear S é um smartwatch que é um verdadeiro smartphone de pulso, com capacidade 3G e acesso a todo o tipo de apps Tizen na Samsung Gear Apps Store. Mas se sentiam a falta de um browser mais capaz, agora o assunto fica resolvido com a chegada do Opera Mini.

Trata-se do primeiro browser para um smartwatch Tizen, e que inclui as habituais funcionalidades que tornam o Opera Mini atractivo, como a compressão de dados que permite poupar dados e acelerar o carregamento das páginas.

A grande questão é saber se realmente faz sentido transpor para um smartwatch o mesmo tipo de funcionalidades que se tem num smartphone ou tablet (ou computador). Fará mesmo sentido que se navegue na internet num pequeno ecrã colocado no pulso e onde será necessário estar continuamente a fazer zoom in/out e scroll para se ver seja o que for? Claro que não se põe em causa que é melhor ter essa possibilidade do que não a ter - mesmo que seja apenas para "desenrascar". Mas, tirando o factor novidade, fico mesmo curioso por saber se esta moda dos smartwatches terá realmente impacto junto do grande público... ou se, à semelhança do que se passou com o 3D nos televisores, será algo que simplesmente não o irá cativar por muito que lhes tentem impingir esta tecnologia.

1 comentário: