Aqueles que vibraram com o filme Tron (o original) depressa terão sonhado com a possibilidade de estar num mundo onde os seus programas se tornassem realidade. Graças à realidade virtual esse dia já chegou, como nos mostra este exemplo de programação com os Oculus Rift.
Tradicionalmente o processo de programação é feito num monitor de computador, e depois testa-se o resultado; eventualmente nuns óculos de realidade virtual como os Oculus Rift. Mas este exemplo criado por Neal Stephenson modifica um pouco as coisas ao permitir que a programação seja feita dentro do próprio ambiente de realidade virtual e com os objectos 3D que criamos a surgirem imediatamente nesse universo real.
Já estou a imaginar os jogos do futuro a serem criados de forma semelhante, com os programadores enfiados dentro dos jogos, e a modelarem e afinarem todos os aspectos dentro do próprio jogo. Levado ao extremo, poderemos ver programadores debruçados sobre os capots dos automóveis nos jogos de corrida, a afinar os parâmetros do motor... :)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)