2014/10/23

SAPO ganha escultura de homenagem na Universidade de Aveiro


O SAPO pode ter crescido muito para além do que alguém poderia prever, mas nunca se esqueceu das suas origens. Por isso é completamente merecido esta homenagem que agora lhe foi feito na Universidade de Aveiro, local onde nasceu.

Estava-se no ano de 1995, uma altura em que smartphones e tablets ainda eram um conceito só imaginado pelos fãs de ficção científica, e em que a Microsoft atraía as atenções do mundo com um novo e "revolucionário" Windows 95, que continha coisas como o "plug-n-play"! E também a internet começava a chegar (lentamente) a nossas casas, por via dos modems analógicos - e onde durante o acesso à internet se esperava que ninguém da família se lembrasse de pegar num telefone de casa para fazer uma chamada (e nos mandasse a ligação abaixo).

Na Universidade de Aveiro, cinco alunos decidiram criar um serviço que facilitasse encontramos os sites pretendidos, e assim nasceu o SAPO (Serviço de Apontadores Portugueses), que desde então não parou de crescer, e que hoje é um marco incontornável em inúmeras áreas da internet e da tecnologia, não só em Portugal como também noutros países de língua Portuguesa (Angola, Cabo Verde, Moçambique e Timor-Leste).

Quem passar pelo campus da Universidade de Aveiro poderá deparar-se com uma escultura em mármore de 3.5m de altura junto à reitoria, que imortaliza a importância do SAPO e o seu local de nascimento.

Para assinalar também este dia, foi criado um site "histórico" do SAPO - em 1995.sapo.pt - que nos permite revisitar como era a experiência de usar o SAPO nessa altura. E para o ano, esperamos que a celebração do seu 20º aniversário seja motivo de festa e orgulho para todos!


* - na foto: Membros fundadores do SAPO, Reitor Universidade de Aveiro e Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)