2014/10/28

Shark Tank chega a Portugal em 2015


Um dos programas mais viciantes e cativantes da televisão está prestes a chegar ao nosso país numa versão Portuguesa: Shark Tank, o programa que tem feito sonhar milhares de startups e de pessoas com ideias para o negócio.



A versão portuguesa do Shark Tank será exibida na SIC no início de 2015; e já está aberta a primeira fase de candidaturas para todos os que procuram financiamento e parcerias que permitam lançar o seu negócio (e também se procuram os "tubarões" dispostos a investir nestes projectos... se acharem que merecem).

Se não fazem ideia do que é este "Shark Tank" não se sintam inferiorizados. Aliás, confesso que também eu passei vários anos em que nem olhei para este programa sempre que passava os olhos pelo seu nome na longa lista de programas e séries, sempre assumindo que fosse um programa sobre tubarões (e eu até gosto de documentários sobre os animais, e de tubarões - mas o tempo não dá para tudo). Até ao feliz (ou infeliz, conforme a perspectiva) dia em que um amigo me disse de que é que aquilo se tratava.

O Shark Tank é um programa onde pessoas ou startups vão apresentar as suas ideias ou projectos actuais, procurando convencer um dos "tubarões" (que na versão norte-americana conta com vários milionários) em busca de financiamento. Claro que estes "tubarões" não chegaram ao ponto em que estão devido à sua "generosidade", e como tal o programa dá normalmente lugar a intensas negociações que se tornam mais viciantes que qualquer telenovela mexicana dobrada em brasileiro (sem qualquer desrespeito por quem apreciar esse tipo de programas.)

A parte negativa de me terem falado deste programa, é que depois perdi horas e horas a rever dezenas de episódios passados (nos EUA já vai na 6ª temporada, e o formato já foi replicado em diversos países por todo o mundo). Por cá a versão original tem tido transmissão na SIC Radical; e em 2015 veremos que tal é que as coisas se passam com projectos e tubarões portugueses - sendo muitas as expectativas para um programa que até já venceu um Emmy.

7 comentários:

  1. A versão original é o Dragon's Den, no Canada. A versão americana é deprimente, uma mera copia, e até tiveram de ir buscar 2 da versão Canadiana.
    No fim para dizer que iria ter mais interesse de ver se fosse o formato que eles estão a transmitir na SIC Radical, ou melhor, se fizessem como a RTP que reinventou o Master Chef por exemplo.

    São escolhas, pagar um formato que ninguém conhece em Portugal ou, não pagar os direitos e reinventar os conceitos...

    ResponderEliminar
  2. Já houve um programa português desse género. Passou hà uns 7 anos na rtp2, mas não me lembro o nome.

    O Shark Tank é baseado na versão Canadiana do programa, o Dragon's Den.

    Prefiro o Shar Tank pois as empresas/negócios apresentados são bem melhores do que os do Dragon's Den que acho que são uma desgraça. Apesar de que no Dragon's Den os "Dragões" divertem-se muito mais.

    ResponderEliminar
  3. Já descobri qual era o programa. Era o AUDAX - Negócios à Prova e estreou em 2008. Podem ver mais informações aqui: http://www.rtp.pt/programa/tv/p22791

    ResponderEliminar
  4. Também sou viciado nos "Shark Tank ". Não gosto muito dos "Dragon's Den" principalmente por causa da forma como mostram alguns candidatos, dão mais pormenores de uns do que de outros...
    Penso que o Shark Tank é mais dinâmico, os dragões têm muito mais carisma e os negócios que aparecem são mais interessantes e originais.
    Estou com dúvidas se a versão portuguesas irá ser tão dinâmica...já me disseram que a apresentação é da Barbara Guimarães o que me leva a pensar que irão transformar aquilo num espetáculo tipo Show da TVI...
    A ver vamos.

    ResponderEliminar
  5. espero que ao menos tenham a decencia de nao retirar qualidade ao programa canadiano ou ao norte americano como costumam fazer com outros programas copiados... o programa é bom... tanto o dragons como o shark... sinceramente isto deviaser uma iniciativa do governo e até deveria haver uma formação para empreendedores gratuita com formação em teatro de vendas e teatrp de compras... o mal é que este pais é muito fraco de ações e gasta o seu tempo com palavras de teóricos... e com teorias ninguém vai a lado nenhum... vejam o exemplo de amorim e de belmiro de azevedo... esses sim, deveriam ser os gurus dos novos empreendedores... de resto é tudo cigano e corrupto... ou desconhecidos... a ver se sai alguma coisa de jeito deste programa...

    ResponderEliminar
  6. Estou extremamente curioso para saber quem sao os investidores "milionarios" que la vao por... lol :o)
    Espero ser surpreso pela positiva (mas tenho serias duvidas).

    ResponderEliminar