2014/10/07

Sony amplia família das lentes câmara QX


As lentes-câmara QX da Sony foram uma das maiores inovações na área da fotografia digital nos últimos anos, e agora a marca amplia ainda a oferta nesta gama, não só com a chegada de modelos mais coloridos... mas até com uma QX de lentes amovíveis.

Para se juntarem às QX100 e QX10 já existentes, a Sony propõe-nos novas lentes-câmara QX para todos os gostos. Na gama QX10 passamos ter dois modelos para quem se quer distanciar das habituais cores preto e branco, com modelos em cor cobre e também em rosa, mantendo o preço de 199 euros. Mas as novidades mais atractivas estão nas novas gamas.

A QX30 conta com zoom óptico de 30x e estabilização de imagem Optical SteadyShot (podendo chegar aos 60x usando o Zoom Clear Image), e pode tirar fotos em modo contínuo a 10fps e gravar vídeo Full HD. É compatível com os telecomandos Live View que permitem gerir facilmente até 5 câmaras a partir do pulso; e tem um preço de 299 euros.

Mas será certamente a nova QX1 a atrair mais atenções, graças à possibilidade de nela aplicarmos qualquer lente do mercado, não só da Sony como também de qualquer outro sistema (neste caso mediante um adaptador). A QX1 vem equipada com um sensor APS-C de 20.1MP, e não falta sequer um flash desdobrável que permitirá utilizá-la em todo o tipo de situações. Os seus utilizadores gostarão também de saber que as fotos podem ser capturadas em modo RAW permitindo total controlo sobre a edição das mesmas. O preço recomendado para a QX1 (sem lente) é de 299 euros.

12 comentários:

  1. Bom dia Carlos.

    Sei que já fez a análise a um destes bixos, mas não me recordo a qual deles foi.
    Pode deixar o link em comentário sff?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://abertoatedemadrugada.com/2014/01/analise-sony-qx10-lente-camara.html

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Estas lentes QX são aquelas lentes que a Sony lançou para os smartphones não é ?

    Desde já muito obrigado pela resposta , isso parece-me a mim que teve pouco adesão na a altura mas pelos visto não será bem assim ... já agora isso da para todoas a marcas de smartphones ou é somente para os Sony ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Funciona com todos os smartphones Android e iOS que possam correr a app da Sony para comunicação e controlo da camara. (A comunicação é feita via WiFi, com NFC para facilitar a configuração com um só toque, se estiver disponível).

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  4. Já agora poder ias-me dizer qual é a aplicação ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. https://www.google.com/search?q=play+store+playmemories&oq=play+store+playmemories

      Eliminar
  5. Boa noite Carlos, tudo bem? Quem tem um Z2 compensa comprar uma Qx10?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto muito do conceito destas QX, no entanto penso que ainda falta limar alguns aspectos para que o seu uso fique verdadeiramente funcional.
      O principal será a parte de, quando estamos ligados à câmara (via WiFi) ficamos desligados "da internet", o que torna o sistema um pouco chato. Mas para quem isso não for problema, será uma boa opção.

      Eliminar