2014/10/01

SSD pode auto-destruir-se via SMS


Várias gerações seguiram atentamente as aventuras da série Missão Impossível, e onde as mensagens ultra-secretas se auto-destruíam para não deixar rasto; se acham que os vossos dados necessitam de idêntico nível de segurança, estes SSD da Secure Drives certamente estarão à altura do que pretendem.

Se à primeira vista estes SSDs de 128GB da Secure Drives não têm nada de especial, no seu interior contêm algumas surpresas - a começar pela conectividade GSM. Sim, não só estes discos se podem auto-destruir caso sejam desligados do computador, como podem também destruir remotamente os dados enviando um SMS para o drive. E não estamos a falar de um simples sistema de apagamento seguro que ainda possa dar alguma hipótese de recuperar os dados, mas sim da destruição física dos chips de memória (certamente aplicando-lhes uma voltagem bem superior à habitual).

Existe uma enorme variedade de opções que podem despoletar esta destruição, algumas das quais serão bastante arriscadas mas ao gosto dos utilizadores mais paranóicos, como por exemplo: destruir os SSDs caso a sua bateria interna fique baixa, ou - e até tremo só de pensar - caso perca a rede celular. Não que eu me lembre da última vez que houve uma falha de rede, mas só de pensar que um lapso momentâneo de rede destruísse um disco... ufff...

É definitivamente um SSD para usos bem específicos; o tipo de uso em que os envolvidos não sequer se preocuparão com o facto destes discos que se podem esfumar via SMS custarem para cima de 1200 euros, a que se soma uma anuidade (surpreendentemente bem aceitável) de 37 euros para o serviço celular.

Mesmo imaginando que uma empresa que venda destes produtos tenha toda a máxima segurança que se possa imaginar, não consigo deixar de imaginar o caso em que um hacker lá consiga entrar no sistema e remotamente destruir os SSDs de todos os seus clientes... Ia ser bonito!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)