2014/10/03

Transmit iOS adiciona a gestão de ficheiros que falta ao iOS


Um dos maiores "choques" de quem chega ao iOS vindo de outras plataformas é a inexistência de um sistema de ficheiros que permita fazer essa gestão tal como se faz num Windows, Mac, Android, etc. É algo que obriga a reformular um pouco a forma de trabalhar, mas que com o Transmit iOS se torna muito menos restritiva.

O Transmit iOS é a versão para iOS do popular programa de transferência de ficheiros para Mac, e como tal permite fazer a gestão, download e upload de ficheiros numa enorme variedade de protocolos (FTP, SFTP, S3, WebDAV, etc.) também nos iPhones e iPads. Mas graças às novidades do iOS8 a app torna-se agora muito mais poderosa, pois passa a poder ser usada para abrir ficheiros directamente de um servidor remoto em qualquer app que suporte a funcionalidade de abrir um documento usando o selector do sistema; e também de fazer a gravação/exportação/partilha directamente para um qualquer servidor remoto a partir de qualquer app.

A app até permite utilizar o Touch ID para segurança adicional no acesso aos servidores; e têm também o Panic Sync para garantir a sincronização de todo o tipo de dados "secretos" de forma segura e encriptada.

Se ainda lutam diariamente com o iOS devido à falta de um gestor de ficheiros e/ou têm necessidade de trabalhar com ficheiros em servidores remotos, o preço de €8,99 que é pedido pelo Transmit iOS será certamente um pequeno preço a pagar por essa funcionalidade (ao que parece é um preço promocional, pelo que não percam muito tempo a adiar a decisão).

4 comentários:

  1. Isto dá para aceder directamente aos ficheiros na icloud drive?

    ResponderEliminar
  2. Daqui a pouco o iOS parece o Android lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se isto faz parecer o iOS com o Android, então é porque já eram parecidos antes. Estive a ver as diferenças da app do post em relação às que já existiam, como o iFiles, e não vi grandes novidades.

      Estás a pensar que no IOS cada app "lida" com os seus (e só os seus) próprios ficheiros?

      Embora seja essa a situação normal, por causa da lógica de cada app correr na sua sandbox, há muitas apps que "passam entre si" (e editam) o mesmo ficheiro (por exemplo, fotos, PDFs), há apps que lidam com ficheiros de variados formatos, criam pastas e transferem ficheiros de/para o computador e, também, gerem ficheiros entre vários serviços e protocolos cloud.

      Eliminar
  3. Goodreader, desde o iPhone 3G. :)

    ResponderEliminar