2014/10/16

Um tablet de 7" com 3G por 42 euros (na China)


Os preços são um dos factores mais importantes (ou deverei dizer, o mais importante) em quase todos os produtos, e os tablets não são excepção. O preços dos smartphones e dos tablets tem descido ao longo dos anos, e atinge patamares cada vez mais baixos e inacreditáveis. Depois de sermos supreendidos com smartphones com preços abaixo dos 50 euros, temos agora tablets de 7" com 3G por cerca de 40 euros.

Já sabemos que por vezes o barato sai caro, e tradicionalmente estes smartphones e tablets de baixo custo revelam-se num autêntico pesadelo em utilização: com ecrãs sofríveis, touchscreens de fraca qualidade, desempenho desesperante, e autonomia reduzida. Mas... há situações onde o seu preço os pode tornar apetecíveis, e sem dúvida que estes tablets com chipset NuFront irão atrair atenções.

Na China já é possível encontrar tablets com estes chips por apenas 42 euros. O ecrã de 7" é de apenas 1024x600 pixeis, mas tem 1GB de RAM e 8GB de flash; equanto que nas câmaras nos temos que contentar com 2MP e 0.3MP, e a bateria é de uns reduzidos 1800mAh. Mas é preciso relembrar que estamos a falar de um tablet com 3G, algo que habitualmente só encontraríamos em produtos bem mais caros. (Se estiverem dispostos a pagar mais uma dezena de euros poderão optar por um modelo com bateria de 2800mAh e ecrã de melhor qualidade.)


Para o próximo ano a NuFront já deverá ter chipsets que permitirão adicionar 4G a estes tablet de ultra baixo custo, sendo que com a evolução, é inevitável chegarmos a um ponto em que até um destes tablets passará a oferecer um desempenho mais que satisfatório e que obrigará a repensar se se justificará pagar 10 ou 15 vezes mais por um tablet "de marca".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)