2014/10/25

Uma câmara de um só pixel


Estamos habituados a medir os sensores de imagem das câmaras digitais em megapixeis, mas... que tal seriam as imagens de uma câmara com um só pixel? Surpreendentemente, podem ser bastante melhores do que se poderia imaginar à partida.

Uma câmara digital contém um sensor de imagem que na realidade consiste em milhões de pequenos sensores de luminosidade (os pixeis). O princípio de funcionamento de cada um desses pixeis é equivalente ao de um simples sensor de luminosidade que faz com que uma lâmpada se acenda quando está escuro e se apague quando fica de dia.

Mas... que tipo de imagem será possível captar com um sensor de "um só pixel"?

Com um só pixel, a imagem seria obviamente um quadrado de uma única cor que não nos permitira ver nada. Mas com a ajuda de um braço mecânico a servir de pala móvel, torna-se possível inferir como será a imagem à frente do sensor. Quando o braço tapar diferentes áreas da imagem, o resultado irá ser diferente (por exemplo, quando tapar uma fonte de luz brilhante, que o sistema poderá identificar que está naquela posição), e depois com um pouco de processamento digital pode-se tentar reconstruir qual seria a imagem original,


É certo que esta "câmara" não irá ameaçar o uso dos tradicionais sensores de imagem - nem provavelmente impedir que se continue numa corrida pelo maior número de megapixeis possíveis, mesmo quando isso acaba por não se traduzir em qualidade acrescida efectiva. Mas mesmo assim mostra-nos que com um pouco de imaginação é possível fazerem-se coisas que à partida poderiam parecer impossíveis.

Por exemplo, aquela terceira imagem, da paisagem, seria algo que eu não acreditaria poder ter tido origem num só pixel. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)