2014/10/24

VisionTek lança SSD numa pen USB 3.0


Já todos se terão sentido enganados quando na passagem do USB 1.1 para o USB 2.0, depressa descobriram que as anunciadas velocidades de 480Mbps afinal se traduziam em valores reais bem mais reduzidos. Com o USB 3.0 as velocidades aumentaram, mas continuam na prática bem longe dos 5Gbits (4 efectivos) que são igualmente prometidos. Mas isso poderá mudar com a chegada destes verdadeiros SSDs USB 3.0 da VisionTek.


Embora com o USB 3.0 se possam obter velocidades de transferência de 500MB/s, quem já tiver usado uma pen USB 3.0 saberá que as velocidades efectivas ficarão muito abaixo desse valor. O problema é que o controlador de memória colocado nas ditas pens USB não consegue suportar tais velocidades, ficando-se por valores que raramente superam os 100MB/s (se lá chegarem) - embora em caso de pens rápidas, como as Sandisk Extrem PRO, se possam chegar a valores de 260MB/s.

Mas estas "pens" USB 3.0 da VisionTek são diferentes. No seu interior temos um controlador SandForce, o mesmo controlador que é usado em muitos SSDs, e que praticamente duplica o desempenho face às pens USB mais rápidas: com valores de 455/440 MB/s em leitura/escrita. Por isso não será errado tratá-las como verdadeiros SSDs USB 3.0 em vez de simples pens de memória.

Ainda melhor é o facto destas VisionTek, disponíveis em capacidades de 120 e 240GB, terem preços bastante competitivos face às pens USB de alta-velocidade. O modelo de 120GB custa $100, face aos $160 pedidos por uma pen Sandisk Extreme Pro de 128GB; com o modelo de 240GB a ficar pelos $175. Para quem precisar de um SSD externo, sem chatices de usar eSata e fichas de alimentação, parece-me ser uma excelente opção (e esperemos que rapidamente façam desaparecer do mercado as vagarosas pens USB tradicionais).

2 comentários:

  1. Parece ser uma boa ideia para quem utiliza computadores de trabalho. Instalar um outro sistema operativo e todos os conteúdo que queremos em nossas casas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yep, um livre ubuntu a arrancar de uma destas até deve envergonhar o windows que esteja instalado no disco CE :P

      Eliminar