2014/11/20

Apps gratuitas na App Store perdem o "free"


A questão da clareza sobre o real custo das apps "gratuitas" é algo que parece ser difícil de resolver definitivamente, mas a Apple parece ter arranjado uma forma de simplesmente contornar o problema... e bem: removendo a designação de "gratuita" das apps.

A maioria das pessoas não terá problemas em lidar com a situação actual, em que grande parte das apps gratuitas depois nos tenta fazer gastar dinheiro através das compras "in-app" - aliás, tanto a app store da Apple como do Google identificam esses casos para que não haja surpresas. Mas na App Store a Apple encontrou uma forma confortável de evitar as confusões tão habituais no mercado norte-americano, e onde por vezes o não ser completamente literal acaba em processo nos tribunais: removendo a indicação de free no preço da app e em vez disso adoptando um mais genérico "get" (para além da exibição da mensagem se recorrem ou não a compras in-app.)

Faltará ver agora se o Google irá adoptar táctica idêntica na sua Play Store, ou no mínimo passar a mostrar a tal indicação das apps "gratuitas" mas com compras in-app directamente na lista de apps, uma vez que actualmente isso só é exibido quando se clica na respectiva app para ver as informações adicionais.

Bem... temos que nos lembrar que em tempos a App Store nem sequer nos mostrava apps que já tínhamos comprado (e desinstalado), e que era uma carga de adrenalina carregar novamente no botão de "comprar" e só depois receber a mensagem de que, como já a tínhamos comprado, não nos iria ser cobrado nada! Isso sim, era viver perigosamente... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)