A ideia de adicionar novas funcionalidades aos browsers via plugins permitiu expandir as suas potencialidades, mas o sistema NPAPI foi concebido numa altura em que as preocupações eram outras e que agora se tornam numa verdadeira dor de cabeça para evitar potenciais riscos de segurança. Por isso, o Chrome vai passar a bloquear este tipo de plugins, que incluem coisas como os plugins do Silverlight, Java e Unity.
Os utilizadores que precisarem de os usar terão que o fazer expressamente, clicando no aviso do bloqueio e seleccionado se os querem correr dessa vez, ou permitir que nesse site isso aconteça sempre de forma automática. No entanto, é uma solução de recurso pois em Abril de 2015 esses plugins deixaram de ser suportados - e o código de suporte de plugins NPAPI será completamente removido do Chrome em Setembro de 2015, permitindo a limpeza do código.
Actualmente os plugins NPAPI mais utilizados são
- Silverlight - 11%
- Google Talk - 7%
- Java - 3.7%
- Facebook Video - 3%
- Unity - 1.9%
- Google Earth - 0.1%
Uma utilização reduzida que o Google usa como justificação para esta remoção.
Isto não quer dizer que o Chrome deixar de poder ter as suas capacidades expandidas por plugins (para além das Chrome Apps). Apenas obriga estes serviços que passem a utilizar o mais moderno PPAPI.
Podem espreitar que plugins o vosso Chrome está a usar, assim como o seu tipo (e também desactivá-los) escrevendo chrome://plugins/ na barra de endereços do browser - e aproveitam para confirmar que não têm dois plugins flash activos, que são uma das causas mais frequentes de crashes no Chrome.
Damn! Lá se vão os meus joguinhos do Unity...
ResponderEliminar