2014/11/26

Chrome começará a bloquear plugins NPAPI em Janeiro

Não se assustem se a partir de Janeiro começarem a reparar que faltam coisas nalgumas páginas que visitam, e de um novo aviso na barra de endereços do Chrome: é que o Google vai entrar numa nova fase de despedida aos plugins NPAPI, e começará a bloqueá-los a partir de Janeiro.

A ideia de adicionar novas funcionalidades aos browsers via plugins permitiu expandir as suas potencialidades, mas o sistema NPAPI foi concebido numa altura em que as preocupações eram outras e que agora se tornam numa verdadeira dor de cabeça para evitar potenciais riscos de segurança. Por isso, o Chrome vai passar a bloquear este tipo de plugins, que incluem coisas como os plugins do Silverlight, Java e Unity.

Os utilizadores que precisarem de os usar terão que o fazer expressamente, clicando no aviso do bloqueio e seleccionado se os querem correr dessa vez, ou permitir que nesse site isso aconteça sempre de forma automática. No entanto, é uma solução de recurso pois em Abril de 2015 esses plugins deixaram de ser suportados - e o código de suporte de plugins NPAPI será completamente removido do Chrome em Setembro de 2015, permitindo a limpeza do código.

Actualmente os plugins NPAPI mais utilizados são

  • Silverlight - 11%
  • Google Talk - 7%
  • Java - 3.7%
  • Facebook Video - 3%
  • Unity - 1.9%
  • Google Earth - 0.1%

Uma utilização reduzida que o Google usa como justificação para esta remoção.

Isto não quer dizer que o Chrome deixar de poder ter as suas capacidades expandidas por plugins (para além das Chrome Apps). Apenas obriga estes serviços que passem a utilizar o mais moderno PPAPI.

Podem espreitar que plugins o vosso Chrome está a usar, assim como o seu tipo (e também desactivá-los) escrevendo chrome://plugins/ na barra de endereços do browser - e aproveitam para confirmar que não têm dois plugins flash activos, que são uma das causas mais frequentes de crashes no Chrome.

1 comentário: