2014/11/09

Como abrir fechaduras (sem usar a chave)


Estamos rodeados de maravilhas mecânicas, que utilizamos várias vezes por dia sem lhes dar qualquer valor. Uma dessas maravilhas são as fechaduras, e hoje trago-vos um vídeo que, no processo de nos mostrar como se podem abrir sem chave, também revela todos os seus segredos.

Nos filmes, as fechaduras raramente resistem a polícias ou ladrões equipados com os pequenos "arames". Mas, independentemente das liberdades criativas que simplificam a realidade nesses casos, a realidade é que as fechaduras são simples dispositivos mecânicos (de menor ou maior complexidade) e onde saber como funcionam é meio caminho andado para as poder abrir... mesmo não tendo a chave.

O vídeo que se segue é longo, mas explica em detalhe todo o processo, e onde também poderão ficar a saber porque motivo o verdadeiro "segredo" da abertura das chaves não está no pequeno arame com enfiam na fechadura (embora também seja essencial), mas sim na pequena lâmina metálica que é usada para manter pressão na mesma.




E já agora, se quiserem ver como funcionam as algemas e descobrir como é que nos filmes qualquer clip ou gancho de cabelo serve para as abrir...

3 comentários:

  1. Bom artigo Carlos.
    O lockpicking continua a ser um passatempo comum entre informáticos/developers :)
    Posso deixar aqui o link de um blog português sobre isso? (Não é meu)
    http://locksportportugal.blogspot.pt/
    Cumps.

    ResponderEliminar
  2. É suposto is do is vídeos serem o mesmo ou houve um erro? Excelente artigo btw

    ResponderEliminar