2014/11/20

Como resolver lentidão do Lollipop no Nexus 7 de 2012


O Android 5.0 Lollipop vem dar uma nova vida aos equipamentos Nexus mais antigos, mas no caso do Nexus 7 de 2012, essa nova vida poderá não ser aquilo que se esperava. Muitos são os utilizadores que se queixam de lentidão que torna o seu tablet impossível de usar, mas parece haver uma solução para o caso.

Após uma actualização de sistema é sempre recomendável fazer uma limpeza às pastas de sistema que poderão manter algum lixo, e no caso do Nexus 7, parece que a solução para o problema da lentidão poderá ser resolvida limpando a partição da "cache".

Para isso terão que:
  1. Desligar o Nexus 7
  2. Ligá-lo mantendo pressionados os botões de power + volume down até surgir uma seta no ecrã
  3. Seleccionar a opção Recovery usando o botão de volume down e clicando no botão de power - surgirá o boneco do Android com um sinal de alerta
  4. Manter pressionado o botão de power, clicar uma vez no botão de volume up, e largar o botão de power
  5. Usar o botão de volume down para seleccionar "erase or wipe the cache partition" e o botão de power para a confirmar.

E pronto... depois do processo feito, o vosso Nexus 7 deverá ter recuperado o desempenho desejado.

Mas, há quem alerte que a melhoria poderá ser apenas temporária, uma vez que o problema parece estar relacionado com o sistema de ficheiros utilizador (ext4) e que usando-se um mais adequado para as memórias flash (F2FS) o problema fica definitivamente resolvido. Mas para isso terão que aguardar mais um pouco enquanto preparamos um guia passo-a-passo de como o poderão fazer.


Actualização: já está publicado o guia passo a passo sobre como converter o Nexus 7 para usar F2FS e ficar bem mais rápido.

19 comentários:

  1. tentei isto hoje de manhã mas as instruções que segui não estavam tão claras e não passei do passo 4.
    Estou ansioso por chegar a casa :)

    ResponderEliminar
  2. A cada actualização oficial fica pior, mais lento, reinicia sozinho...não sei...vou esperar para ver!

    ResponderEliminar
  3. Para limpar a cache indo ao settings, storage e selecionar a cache e limpar....não é mais simples que ir a recovery mode?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse modo supostamente não te fará a limpeza completa tal como é feita via o "recovery".

      Eliminar
  4. O meu Nexus 7 veio salvo erro com o 4.0 e tenho-lhe instalado todas as atualizações. Depois da 4.4 em particular o tablet ficou quase inutilizável, mas no verão fiz-lhe um full reset e melhorou. Instalei o 5.0 no dia que recebi a notificação e não posso dizer que tenha ficado mais lento do que com o 4.4, mas falta-lhe fluidez, para dizer o mínimo. Pessoalmente acho que a lentidão do meu Nexus 7 vem do facto de logo a seguir a instalar a versão 4.1 ter configurado mais duas contas de utilizador, parece-me que o sistema operativo não está otimizado para o cenário multi-utilizador...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu tenho usado o tablet com 3 contas desde que funcionalidade apareceu e inicialmente funcionava perfeitamente. Depois ao longo do tempo e com as várias actualizações foi ficando cada vez mais lento...

      Eliminar
  5. Actualizei ontem e ficou uma lesma. Acabei de fazer o procedimento e o tablet ficou muito melhor, mas ainda assim, parece-me mais lento que com a rom anterior. Venha daí o segundo tutorial para trocar o sistema de ficheiros :)

    ResponderEliminar
  6. Isso não tem a ver com as actualizações mas sim com um problema existente nos chips de memoria que não fazem TRIM, ou seja com a utilização, os blocos de memoria vão ficando preenchidos, e ao eliminar os ficheiros o sistema não limpa os blocos o que origina um drastica redução nas velocidades de escrita e leitura do sistema.
    Para resolver isto, a forma mais simples para quem tem root, é instalar o lagfix e correr. Isto obriga o sistema a fazer root e a recuperar as velocidades. Para terem noção do que falo, façam um Androbench antes do TRIM e outro depois e comparem as velocidades.
    Para resolver isto de vez so mesmo convertendo as partições para f2fs como foi falado, mas isso já exige um pouco mais de conhecimentos do que simplesmente correr uma app em permissão root como é o caso do lagfix.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, mas isso do TRIM teoricamente deveria ter ficado resolvido com o Android 4.3.

      Eliminar
    2. Pois teoricamente sim. Mas no meu ex Galaxy Nexus tinha o mesmo problema. Todas as semana corria o lagfix e estava sempre porreiro assim, mesmo ja com o kitkat fazia isto

      Eliminar
  7. Factory reset deixa-o a funcionar que é um mimo.

    ResponderEliminar
  8. Mesmo problema aqui. Performance miserável. Nem com esta dica foi ao sítio!
    Ontem levou com F2FS no filesystem e uma AOSP 4.4.4. Incrivel, passou a voar baixinho :D wohoooo!!!

    Ah, convém referir outra coisa: se fizerem o wipe cache aconselhado no post, não se admirem que após o primeiro boot fique ainda mais lento qie antes, é natural. As apps tem que reconstruir a cache... meia hora de uso e isso fica no ponto, segundo dizem.
    .

    ResponderEliminar
  9. Meu Nexus 7 ficou uma porcaria depois da atualização para o android 5.0. Inutilizável!!

    Segui todos os procedimentos acima, 2x e não deu certo.
    Não é problema de memória... ela está praticamente livre.

    Tem como voltar pra versão anterior?? Como??Funcionava perfeitamente!!

    ResponderEliminar
  10. No meu caso, acho que o meu Nexus 7 (2012) começou a ficar lento depois da atualização da versão 4.4.4. Com a versão 5.0, a lentidão aumentou drasticamente ficando praticamente inutilizável com a versão 5.1.
    Não sendo especialista nestas andanças, aguardo um tutorial para reverter o Nexus para uma versão anterior estável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lino, aqui podes ver este guia sobre como reverter para o 4.4 e sistema de ficheiros mais eficiente. http://abertoatedemadrugada.com/2014/11/como-converter-o-nexus-7-para-f2fs.html

      Eliminar
    2. Obrigado António Rodrigues. Quando tiver um tempinho vou experimentar.

      Eliminar
  11. Ao pressionar o botão de power e Mais em simultâneo o écran fica negro e tenho que deixar descarregar a bateria por completo para poder voltar a arrancar em modo normal (lento muito lento). Alguém me sabe dizer como resolver?

    ResponderEliminar
  12. Quando pressiono o botão de Power e "*" em simultâneo no arranque, o écran fica negro e deixa de funcionar. Tenho que esperar que a bateria acabe para reiniciar em modo normal (lento muito lento). Alguém é capaz de me ajudar como resolver isso? Será que não estou a dar tempo para arrancar no modo recovery? Desde já agradeço a vossa ajuda

    ResponderEliminar
  13. Factory reset, resolveu o problema para já

    ResponderEliminar