2014/11/11

CyanogenMod baralha os códigos PIN para tua protecção


Já temos visto vários sistemas que são capazes de detectar os códigos PIN introduzidos num smartphone usando câmaras a dezenas de metros de distância, mesmo sem visão directa do ecrã. Mas graças a uma nova funcionalidade no CyanogenMod isso deixará de ser possível.

Não se pode dizer que a solução seja completamente original, pois já é usada em diversos sistemas de introdução de códigos PIN (como em serviços de bancos online, por exemplo) mas que é eficiente, é. Se derem um salto às definições de segurança, poderão activar o "Scramble Layout" que baralha o teclado numérico quando tiverem que desbloquear o vosso smartphone. Quer isto dizer que em vez da habitual disposição "1, 2, 3" irão ter um teclado onde os números estarão posicionados de forma aleatória, de cada vez que tiverem que desbloquear o vosso equipamento.

Mesmo que alguém vos esteja a observar atentamente para tentar determinar a posição dos números em que tocam, isso de nada servirá. Numa vez poderão dar quatro toques num dígito no canto superior esquerdo, da próxima vez esse dígito já poderá estar no canto inferior direito. O único aspecto mais chato é que deixarão de conseguir desbloquear o vosso smartphone quase de olhos fechados (por já saberem onde teriam que carregar) - mas se for esse o caso, provavelmente já ficariam melhor servidos com o desbloqueio por um gesto no ecrã.

... Para além do mais, suspeito que em breve se comece a tornar cada vez mais comum a opção de desbloqueio automático via bluetooth, que agora chegou implementada de origem no novo Android 5.0 Lollipop. Bastará terem um smartwatch, um auricular ou sistema alta-voz, ou uma coluna bluetooth em casa - desde que devidamente autenticados, obviamente - para poderem dispensar a necessidade de PINs ou gestos de desbloqueio quando estiverem nesses locais.

4 comentários:

  1. Alguma coisa parecida para iOS? Thanks! :)

    ResponderEliminar
  2. Nunca tinha visto isto achei bem porreiro

    ResponderEliminar
  3. Já conheço e já utilizei no meu One Plus, confesso que ás vezes demorava para encontrar os números :-), outras vezes até me ria com alguns familiares dizendo-lhes o Pin para que me desbloqueassem o One, ficavam admirados a olhar para os números.

    ResponderEliminar
  4. assim ja ninguem se esquece do pin

    ResponderEliminar