2014/11/28

Desactiva o WinSAT de correr diariamente no teu Windows

Se há coisa que me irrita* num computador, é o mesmo estar a fazer algo que não sabemos o que é. Isso inclui coisas que a Microsoft achou por bem agendar para execução diária, como é o caso de um tal processo WinSAT, que poderão detectar pela lentidão que causa no vosso computador e na mudança no ambiente Aero do desktop.

Este WinSAT é um processo de avaliação do computador, para determinar se algo mudou e que justifique alterar alguns parâmetros do sistema; o mesmo processo que podem correr manualmente para avaliar o desempenho da vossa máquina no "Windows Experience Index".

O problema é que a MS achou que seria boa ideia correr esta avaliação todos os dias (com uma tarefa agendada recorrente à 1:00 AM). Mesmo com a regra que diz que a mesma não deverá ser executada se o PC não estiver "sem fazer nada", a verdade é que eventualmente lá acaba por correr, sendo o suficiente para vos fazer saltar um vídeo que estivessem a ver ou um jogo que estivessem a jogar, até o processo terminar passado umas dezenas de segundos.


A solução é simples, e passa por darem um salto ao Task Scheduler do Windows, irem às tarefas agendadas do Windows->Maintenance, e simplesmente desactivarem esse agendamento - ou em alternativa, mudarem-no para uma periodicidade inferior (no meu caso, pus a correr apenas uma vez por mês.)


* - há uma coisa que me irrita ainda mais que estes agendamentos... o facto de termos programas como o Java (e outros) que pensam ser boa ideia gerar processos que estão continuamente em memória só para verificar se há actualizações de tempos a tempos! Custaria assim tanto fazerem a coisa bem feita e pendurarem isso numa tarefa agendada no Task Scheduler?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)