2014/11/26

EIZO revela monitor FlexScan com resolução de 1920x1920


Os monitores passaram dos antigos formatos 4:3 para os mais alargados 16:9, e mais recentemente temos visto até monitores ultra-wide 21:9. Mas isso não invalida que possa haver necessidade para formatos menos comuns, e é isso mesmo que a EIZO nos propõe com o seu FlexScan de 26.5" com formato 1:1.

O EIZO FlexScan EV2730Q de 26.5" é um LCD com uma incomum resolução de 1920x1920. Um monitor que faz os quadradões ecrãs 4:3 parecerem alargados, pois aqui estamos perante um quadrado perfeito.

Depois da estranheza inicial de se tratar de algo incomum, poderemos dar connosco a pensar que, efectivamente, o formato horizontal a que nos habituamos poderá ser muito bom para ver filmes e vídeos, mas muitas vezes torna-se num factor limitativo para trabalho profissional. Não faltam casos de utilizadores que optam por usar os seus monitores na vertical, para ganharem espaço útil nessa dimensão (que é mais importante para efeitos de "scroll"); e a própria opção de muitos tablets voltarem a um formato 4:3 depois de terem experimentado ecrãs 16:9, poderá ser também demonstradora de que nem sempre os "esticamentos" resultam.


Este será um monitor que irá agradar a pessoas que privilegiam a área de ecrã e que se sentem limitados com os monitores actuais - que poderão ser largos de mais quando estão na horizontal, mas também estreitos demais quando colocados na vertical. Este, acaba por ser um ecrã Full HD simultâneamente na horizontal e vertical; bem ao gosto de programadores, escritores, e até quem tenha que passar o dia a olhar para folhas de cálculo.

A única incógnita será saber o quanto o seu formato incomum irá encarecê-lo. Hoje em dia já se encontram monitores Full HD a preços ridiculamente baixos, e monitores Ultra HD começam também a estar a preços relativamente acessíveis. Se este monitor não chegar com um preço interessante, a maioria dos utilizadores provavelmente irá optar por um (ou mais) monitores com resolução superior... e se calhar ainda poupar dinheiro face a este EIZO. Mas... para isso teremos que esperar pelo seu preço, que deverá estar para breve considerando que tem chegada às lojas prevista para o início de 2015.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)