2014/11/13

Google Messenger para Android - um retrocesso dos hangouts?


O Google parece continuar a andar desnorteado quanto à melhor forma de lidar com os diferentes serviços de mensagens, e depois de ter unificado tudo sob os Hangouts (incluido os SMS), com o novo Android Lollipop parece dar um passo atrás e voltar a apostar numa app de SMS e MMS dedicada: este Google Messenger.

Se é certo que o Google deu uma volta de 180º quanto à sua promoção do Google+, esperava-se que o seu Hangouts continuasse a ser o produto central para as comunicações, pelo que a chegada deste Google Messenger - que se estreou com a chegada do Android 5.0 e que agora está disponível no Google Play para todos os que o quiserem utilizar - vem baralhar um pouco as coisas.

Este Messenger faz aquilo que se esperaria de uma app de SMS e MMS, permitindo receber e enviar mensagens de texto (incluindo emojis), fotos e até mensagens de áudio; e fica-se por aí. Pelo lado positivo, já conta com o novo material design que lhe dá um aspecto que combina com o novo Android, e que até parece melhor trabalhado que a actual app de Hangouts.

Aparentemente, em vez de se preocuparem em resolver as críticas de lentidões e uso confuso da app de Hangouts, o Google optou por uma medida mais simples... criar uma app dedicada e mais básica para quem só estiver interessado nos SMS e MMS. (Embora não concorde, posso compreender que seja a forma mais eficiente de lidar com a situação - especialmente se tivermos em consideração que poderemos estar a falar de apps que terão que correr em equipamentos bastante limitados em termos de hardware, e onde uma app como o Hangouts será sempre mais "pesada".)

Se são daqueles que nunca engraçaram com o Hangouts a gerir os vossos SMS... têm aqui uma app à medida. (Excepto se usarem dual-SIM, pois o Google parece desconhecer essa tecnologia "avançada" e a app não funciona nesses equipamentos.)

10 comentários:

  1. Penso que a ideia do Messenger é porque a Google ao disponibilizar a source do Android não o fazer com as Google Apps, e o Hangouts é uma Google App. Precisam de uma app default para sms/mms sem ser o Hangouts.

    ResponderEliminar
  2. Tanto quando percebi, essa aplicação de SMS/MMS pura foi uma imposição das operadoras de telemóvel dos EUA que não gostaram de ver as suas sms a serem misturadas com os hangouts, preconizando o seu desaparecimento.

    ResponderEliminar
  3. Eu apenas sei que vou optar por este Messenger (enquanto continuo com o Hangouts instalado), pela simples razão de que o Hangouts não permite o envio de sms para um grupo de pessoas, a não ser que se tenha a net ligada (acho ridículo). Isto aconteceu desde a ultima "grande" atualização.
    Afirmo com certeza que o Hangouts é a minha app de eleição, mas essa falha com as sms.... uí!

    ResponderEliminar
  4. Não esquecer também que android está em muito telemóveis e com uma grande variedade de faixas etárias.

    Se para alguém novo e com alguma experiência essa transição pode ser fácil, para alguém que não perceba o que se passa com as tecnologias é bem mais difícil separar hangouts de SMS e etc ...

    ResponderEliminar
  5. Já para não falar da mega confusão que é ter que fazer um download de uma app (?) para activar as chamadas telefónicas via hangouts.

    ResponderEliminar
  6. Já experimentei e, para uma App de sms/mms com um estilo minimalista, prefiro o Textra.

    ResponderEliminar
  7. Os Hangouts estão com imensos problemas ainda. Esta app deve ser um remendo até ficar em bom estado.

    ResponderEliminar