2014/11/15

Lollipop esqueceu-se do modo silencioso nos smartphones?


O Google adiou o lançamento do Android 5.0 Lollipop para corrigir alguns bugs de última hora, mas parece ter-se esquecido de um pequeno e "silencioso" pormenor: o modo silencioso, que está ausente dos smartphones mas continua a surgir nos tablets.

Tradicionalmente, os utilizadores de Android podem baixar o volume dos seus smartphones, e quando chegam ao ponto mínimo passam ao modo de vibração, e baixando novamente passa ao modo totalmente silencioso. Mas se o tentarem fazer num smartphone com Lollipop, não conseguirão baixar do modo de vibração para o modo silencioso - o que se torna ainda mais estranho considerando que nos tablets esse modo silencioso continua a estar presente (e previsivelmente, faz mais falta num smartphone do que num tablet).

A única forma de manter o smartphone em modo completamente silencioso é seleccionando o modo de notificações "none", mas que no entanto acaba por ser demasiado agressivo ao silenciar até os alarmes. Para além disso, existe mais um pequeno "fenómeno" que parece confirmar que isto se trata de um bug: se fizerem reboot com o volume no nível um (apenas um toque após o modo vibração) o smartphone ficará efectivamente em modo silencioso.

Claro que não é prático andar a fazer reboot sempre que se queira entrar em modo silencioso, pelo que nos resta esperar que o Google rapidamente resolva este, e outros bugs que venham a surgir (de qualquer forma, não deixo de achar caricato - e preocupante - que quanto mais os smartphones avançam, mais falham em funcionalidades que todos consideraríamos "básicas" e de simples implementação.)

Actualização: depois de experimentar no Nexus 9 (o único equipamento que tenho de momento com Lollipop), parece-me que o Google poderá ter mudado o sistema e efectivamente feito com que o modo silencioso seja reduzir o volume até à vibração, e depois carregar no botão de aumentar volume, ficando no nível zero. Resta agora saber se esse comportamento também se verifica nos smartphones ou, se como indica esta notícia, isso apenas funciona após um reboot.

3 comentários:

  1. Testei agora com o meu nexus 5.
    Com o volume no minimo o telefone vibra
    Se aumentar um toque no botão de volume, já se ouve o som, baixinho.
    Presumo então que no mínimo o telefone vai sempre vibrar.
    Aliás era assim que tinha configurado no KitKat, vibrar em modo silencioso.
    Se o que "falta" é o modo silencioso sem vibrar... então sim, falta...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a não ser que seja suposto usar o modo "None" ("Nenhum") que aparec por baixo da barra de volume, e assim nenhuma notificação dá sinal de chegada...

      Eliminar
  2. Para mim é uma falha totalmente inaceitável. Durante a noite não tenho forma de desligar totalmente todo o tipo de notificação, á excepção do despertador. Sempre assim o fiz desde os antigos Nokias.

    ResponderEliminar