2014/11/24

Mu Thermal Camera - mais um desastre do Indiegogo

Chega finalmente ao fim mais uma novela de um projecto do Indiegogo, e que infelizmente não termina da melhor forma de todos os que investiram no projecto: a da câmara térmica Mu Thermal para smartphones e tablets.

As câmaras dos dispositivos mobile muito têm evoluído, mas há aspectos em que não têm melhorado nada. Mesmo considerando-se a visão térmica como sendo algo bastante específico, esta tecnologia tem enorme interesse para um grande número de aplicações, como a detecção de problemas, fugas de frio/calor, etc.

A Mu Thermal Camera surgiu no Indiegogo no início de 2013, e prometia uma câmara térmica para se usar em conjunto com um smartphone ou tablet, por um incrível preço de $125 ou $150 dólares. Considerando que as câmaras térmicas existentes eram coisa para custar cerca de 10x mais... era exactamente aquilo por que estava à espera, e não hesitei em investir no projecto, e começar a imaginar o que poderia fazer com esta câmara.

A promessa era de que a câmara estava praticamente pronta, e de que começariam a ser entregues alguns meses mais tarde, em Maio de 2013. Mas rapidamente se descobriu que isso não iria acontecer. Os meses foram passando, e a falta de comunicação deu origem a autênticas telenovelas nos comentários; e quando surgiam novos comunicados, eram igualmente comunicados ridículos e novas promessas que voltavam a não ser concretizadas... Nessa altura, continuava a dar-lhes o benefício da dúvida, e de que seria apenas uma questão de tempo até que o projecto realmente andasse para a frente.

Inevitavelmente, a paciência esgotou-se, e defini que 1 ano de atraso era tempo mais que suficiente para "perder as esperança", e pedi-lhes a devolução do dinheiro. Felizmente, nesse aspecto a coisa correu bem, e num prazo de um mês vi o dinheiro que tinha investido regressar à minha conta (ufa!) E logo de seguida até me senti mal, pois houve um novo comunicado, de que a câmara já estaria em estado funcional e prestes a ficar concluída. Teria eu perdido a oportunidade de ficar com uma câmara térmica "low-cost"?

Não... foi apenas mais um dos muitos comunicados não concretizados. Os meses continuaram a passar e este projecto com mais de um ano de atraso, passou de "revolucionário" para ridículo, com a própria FLIR a trazer para o mercado um produto idêntico, e mais recentemente - a machadada final na Mu Thermal Camera -  a pequena câmara térmica Seek de $199, que não só foi apresentada como já está efectivamente disponível para ser comprada como produto acabado. É esta câmara que é usada como desculpa pela Mu Optics para dar por terminado o projecto, revelando que já não há mais dinheiro para continuar (ainda assim insistindo na questão de que "agora já estava quase" e que se vem mantendo desde o início do projecto.)


... Mais uma demonstração de que não basta uma boa ideia para criar um projecto bem sucedido; e de como o factor tempo é também importante. Neste caso, algo que poderia ter sido um produto de sucesso tornou-se um desastre que se foi arrastando por quase dois anos; e que no final queimou todos aqueles que optaram por acreditar no projecto em vez de "saltarem fora" enquanto era tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)