2014/11/18

Nokia revela tablet N1 com ficha USB reversível e Z Launcher


Ainda ontem se punha em causa o regresso da Nokia aos smartphones, com a indicação de que a marca estaria disposta a licenciar a sua marca; mas parece que quanto aos tablets, a Nokia não terá que esperar mais, tendo já revelado o seu N1. Um tablet que ninguém estranharia se estivesse em exposição... numa Apple Store.

Basta olhar para ele, e é inegável que este N1 parece ter sido fotocopiado de um iPhone/iPad da Apple. O que não é necessariamente mau , considerando a aceitação que os produtos da Apple têm - e não se podendo sequer dizer que seja a primeira a fazê-lo (lembram-se do MiPad da Xiaomi?) Já quanto a potenciais processos nos tribunais... isso será outro assunto.



O Nokia N1 é um tablet de 7.9" com 2048x1536, CPU Intel Atom Z3580 quad-core a 2.4GHz, 2GB de RAM, 32GB de Flash, câmaras de 8MP e 5MP, com Android, e fica-se por uma espessura de apenas 6.9mm e 318g de peso - mais fino e leve que o iPad mini, refira-se. Algo que será igualmente do agrado de todos: o Nokia N1 estreia a ficha micro USB type-C reversível, o que significa que se acabam as tentativas falhadas de tentar acertar com ficha na posição certa.

O N1, que será fabricado pela Foxconn, vem equipado com um Android 5.0 Lollipop totalmente de origem, mas que também conta com o "Z Launcher" da Nokia, que nos permite escrever directamente no ecrã para chamar apps e fazer pesquisas. Aliás, a Nokia diz que a necessidade deste N1 nasceu desse launcher, e da falta de um tablet Android no mercado que estivesse à altura do que eles pretendiam.

A Nokia vai lançar o N1 inicialmente na China em Fevereiro, com um preço bastante competitivo de $249; e só depois o veremos chegar à Europa (esperemos que com preço igualmente atractivo).

3 comentários:

  1. Continuam a cometer um erro básico: anunciam os produtos com demasiada antecedência. Ninguém vai esperar por "depois de Fevereiro de 2015" para comprar aquilo que deseja "agora".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim é verdade... embora, a "Nokia da Microsoft", ou seja, os Lumias, já não cometeram o erro com os últimos 3 lançamentos...

      Por exemplo, o Lumia 830 foi anunciado em Setembro na IFA e já estava nas lojas em escala global a Outubro... e ainda bem. :)

      Mas é verdade que este tablet da responsabilidade da própria Nokia segue essa má tradição que sempre foi incompreensível...
      Quando sair no mercado já estará um quanto obsoleto!.

      Eliminar
  2. Este aparelho é uma cópia descarada dum ipad mini retina, o que é mau porque arrisca-se a embargos, tribunais e não se diferencia dos demais. Tudo são paralelepípedo, mas há gente com boas ideias de design e eles podiam ter-se dado ao trabalho. Se os finlandeses querem meter-se ao barulho ... ok.

    ResponderEliminar