2014/11/27

O efeitos dos iPhone 6 no uso dos iPads


Dificilmente alguma vez se atingirá um consenso quanto ao tamanho ideal do smartphone/phablet para todos. Ainda assim, parece ser claro que a tendência para os ecrãs maiores tem impacto significativo na forma como se usam os tablets, como revelado pelas estatísticas da app Pocket referentes aos iPhones e iPads.

O Pocket é uma app que permite guardar artigos para leitura posterior, e com a chegada dos iPhone 6 e 6 Plus de maiores dimensões, registaram-se alterações curiosas na frequência de utilização dos iPads.

Nos utilizadores com iPhones 5s a percentagem de utilização do iPhone e iPad para leitura dos conteúdos guardados estava relativamente equilibrada, com 55/45%. Com a chegada do iPhone 6 esse valor altera-se significativamente, para 72/28%, e que aumenta ainda mais no iPhone 6 Plus para 80/20%.

Isto quer dizer que, para quem tem um iPhone 6 Plus, tem menos de metade das probabilidades de recorrer a um iPad para ler conteúdos (a excepção para ser à noite, onde os utilizadores continuam a dar preferência ao iPad). Uma reacção que à partida é lógica: se temos um ecrã de maiores dimensões e resolução no bolso, ficamos com maior liberdade para o usar para tarefas que anteriormente poderiam ser adiadas para serem feitas quando se tivesse acesso a um tablet.

Mas tal coo referi inicialmente, cada caso é um caso, e certamente haverá quem continue a preferir transportar um smartphone mais compacto durante o dia, e ter um tablet para quando dele necessita. No vosso caso, o que preferem: um phablet que cumpra as duas funções, ou um smartphone+tablet?

2 comentários:

  1. Eu pretendo trocar o iPhone 5s por um 6, pois acho que o tamanho ideal PARA MIM é o do aparelho "mais pequeno" da Apple. Cheguei a cogitar o 6 Plus, mas o tamanho é excessivo para a utilização que faço. Costumo andar sempre com o iPad Air, por motivos profissionais, então não tenho a necessidade de conjugar as duas funcionalidades. Para o uso mais rápido e casual (redes sociais, ouvir música, monitorar exercícios físicos, e-mail, mensagens e fotos) utilizo o iPhone e para coisas mais elaboradas (redação de textos, leituras, visualizar vídeos e trabalho) utilizo o iPad, com um excelente teclado Bluetooth da Microsoft.

    ResponderEliminar
  2. Cada um tem o seu lugar heheh...chego a casa pego no tablet vou para a universidade levo o smartphone, mas de facto com um ecrã maior o mais pequeno acaba sempre por ficar um pouco de lado

    ResponderEliminar