2014/11/07

Odrive unifica todo o espaço das diferentes "clouds" numa só

Hoje em dia é difícil resistir à tentação de usar a "cloud" como local para manter muitos dos nossos ficheiros, que assim ficam disponíveis em todo o tipo de dispositivos e a salvo das avarias dos nossos discos e computadores. Mas inevitavelmente acabamos por pensar: não seria bom poder usar todos estes diferentes serviços que disponibilizam espaço gratuito como um só espaço combinado? É isso que faz este Odrive.

O Odrive pode combinar o espaço disponibilizado gratuitamente pelos múltiplos serviços: Google Drive, Dropbox, OneDrive, Box, etc. criando uma única pasta centralizada que simplifica a sua utilização. E sim... também permite fazer aquilo que também estão a pensar:


Com o odrive é possível usarem-se múltiplas contas de cada serviço, o que na prática o transforma num disco na cloud com espaço verdadeiramente ilimitado - quando estiverem a ficar sem espaço bastará criarem uma nova conta gratuita e adicionarem o espaço extra ao vosso drive (embora, pessoalmente, não recomende que o façam - se estão a usar assim tanto espaço, considerem pagar pelo espaço adicional.)

Mas esta funcionalidade também é útil para casos mais legítimos. Muitas vezes dá-se o caso de terem realmente duas contas diferentes, uma pessoal e outra profissional, por exemplo - e que normalmente se transforma numa dor de cabeça de gerir, obrigando a que se faça logout de uma para entrara na outra, etc. etc.

O grande problema reside mesmo no factor "confiança". Ao usarem um serviço deste tipo estão a dar-lhes acesso a todos os vossos ficheiros e conteúdos em todos os restantes serviços que lá incluírem; e na maioria dos casos isso implica também acesso total a toda a vossa conta e não só à parte do armazenamento. Mas imagino que alguns utilizadores não se importem de criar contas dedicadas nos diferentes serviços só para esta função, e lá guardem coisas que não considerem de importância crítica.

Ainda assim, continua a não ser ainda aquilo que já "pedi" há algum tempo, de um serviço assim que usasse as diferentes clouds em estilo RAID5, e que teria a vantagem acrescida de ser resistente a falhas (caso uma das clouds, por muito provável que seja, desaparecesse ou eliminasse os nossos ficheiros) e também de garantir a privacidade em cada uma delas (uma vez que cada uma só conteria um fragmento da informação completa.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)