2014/11/05

PT MagicContact torna o Android mais acessível


A maioria das pessoas pode nem dar valor ao facto de poder apreciar todos os pixeis que surgem nos ecrãs dos seus smartphones e de poder tocar nos pequenos botões e icons que vão surgindo a cada instante - mas nem todos o podem fazer, e foi para facilitar a vida aos utilizadores com dificuldades motoras que surgiu este PT MagicContact para Android.

O PT MagicContact é uma app gratuita que foi desenvolvida pela Fundação PT, SAPO e a MagicKey, e que vem facilitar o acesso dos utilizadores com dificuldades motoras às inúmeras funcionalidades dos dispositivos móveis.


O PT MagicContact permite a pessoas com motricidade limitada ou sem mobilidade dos membros superiores fazer todas aquelas operações que tomamos como garantidas, mas que rapidamente se tornam quase impossíveis de efectuar se não pudermos usar os braços e mãos. Efectuar chamadas, enviar mensagens escritas, navegar pela internet, são tudo coisas que o MagicContact facilita, disponibilizando diferentes modos em função das necessidades de cada utilizador.

A app também permite comunicar de forma alternativa através de sínteses de voz, som gravado, símbolos, frases pré-programadas e tabelas de comunicação (agrupamento de símbolos ou famílias de palavras).


... Por vezes, até algo tão simples como botões de dimensões bem generosas e que facilitem o "toque" é algo que se pode revelar de valor incalculável; pelo que é bom ver que continuam a existir projectos que não se esquecem de que nem todos os utilizadores são iguais, e há que fazer todos os possíveis para que também eles tenham acesso a toda a tecnologia que damos por garantida.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)