2014/11/26

Vero e OSMC - a próxima geração do Raspbmc


Se usam o Raspbmc para transformar o vosso Rasperry Pi num media center, mas acham que o seu desempenho deixa a desejar, trago-vos boas notícias: o criador do Raspbmc desenvolveu uma nova plataforma e uma nova geração de software que promete ser a combinação perfeita - o OSMC e o Vero.

Grande parte dos utilizadores dos Raspberry Pi usam-nos como media-centers usando o Raspbmc, uma versão do XBMC feita para correr no pequeno Raspberry Pi. Embora o Rpi tenha descodificações por hardware que lhe permite ver a grande maioria dos vídeos sem complicações, quando se trata do próprio interface e operação do sistema, a coisa fica mais complicada. Sam Nazarko é o criador do Raspbmc, e agora propõe-nos algo que poderá ser a resposta que procuravam.

O OSMC é uma evolução do Raspbmc, que agora conta com um browser e app store, e o Vero é o aparelho onde poderão correr este novo sistema sem receios de fraco desempenho: uma caixa compacta com um CPU ARMv7 A9 dual-core a 1GHz, 1GB de RAM, Gigabit ethernet, WiFi, BT 4.0, receptor IR e controlo remoto, 2x portas USB, S/PDIF óptico, HDMI 1.4 com modo 24Hz e 3D (e também com a capacidade de receber os comandos via controlo remoto do televisor). O consumo anunciado é de apenas 5W.

A única coisa que poderá não ser tão agradável é o preço, que é de 199 dólares (160 euros). Mas é um valor que tem que ser comparado não com um Raspberry Pi "base", mas sim relembrar que se trata de uma máquina bem mais potente (que logo à partida valeria o dobro ou mais), e que vem com coisas que no Rpi obrigariam a comprar extras, como o controlo remoto e receptor, dongle WiFi, hub USB, etc. Bem vistas as coisas, poderá não ser mau negócio para quem é fã do Raspbmc e tem confiança na promessa de que este Vero terá actualizações garantidas do OSMC durante os próximos três anos. (Ainda assim, se quiserem algo mais barato, está igualmente disponível um pack com um Raspberry Pi, por 99 dólares.)

Até 15 de Dezembro podem também usufruir de um desconto de 5% com o código "5OFFKICKSTARTER" (por não se ter recorrido ao Kickstarter para apoiar este projecto.)

3 comentários:

  1. http://www.solid-run.com/product/cuboxtv/

    Comparem os conectores! :D
    Só falta o comando.

    ResponderEliminar
  2. É caro... e depois prefiro claramente o OpenELEC ao Raspbmc. Mas é mais uma opção... ;)

    ResponderEliminar
  3. 199 dollars por isso a fazerem markting para usar como HTPC..... não sei se vão longe com as centenas de boxes android no mercado mil vezes melhores e mais baratas....

    ResponderEliminar