2014/12/10

Android Wear ganha finalmente watchfaces oficiais


Quando o Google nos apresentou o Android Wear para smartwatches, foi criticado por se ter esquecido de disponibilizar uma forma de criar diferentes tipos de mostradores de relógios. Finalmente, esse assunto fica resolvido pela actualização que está a chegar e que também traz outras novidades.

A novidade que será mais notada neste novo Android Wear será precisamente a chegada de uma forma oficial de criar e mostrar diferentes estilos de relógios, sem que os developers tenham que arranjar formas alternativas de o fazer - e que o Google desaconselhava, pedindo que esperassem pela chegada da API oficial Watch Face que agora fica disponível.


Esta API não limita o que se pode mostrar, pelo que podemos encontrar relógios que nos apresentam informação dos GPS; da meteorologia; dos sensores (do smartwatch ou do smartphone); ou de qualquer app. Para o demonstrar existem dezenas de novos relógios à escolha, de todas as formas e estilos, para ficarem com uma ideia do que é possível fazer-se - e certamente que os developers rapidamente se encarregarão de mostrar alguns mais inovadores e originais. Estes relógios ficarão disponíveis numa nova secção do Google Play.

[o watch face da Specialized mostra a velocidade, estado do tempo e hora do nascer e por do sol]


Mas há mais novidades que vêm dar resposta às críticas dos utilizadores. Ao se fazer desaparecer uma card temos 5 segundos para fazer "undo"; ideal para evitar aquelas situações de "mas que é que eu acabei de fazer desaparecer?"

Para melhor lidar com o brilho, passamos a ter dois novos modos: modo Sunlight e Theater. O modo Sunlight permite aumentar temporariamente o brilho quando se está no exterior, podendo ser activado com um triplo-clique no botão do relógio (caso tenha um). O modo Theater é ideal para quando estão no cinema, apagando completamente o ecrã e silenciando as notificações - sendo acedido por um duplo-clique no botão.

O gesto de puxar o ecrã para baixo passa também a dar acesso a um conjunto de ajustes rápidos, como os modos Sunlight/Theater referidos; assim como seleccionar se queremos todas as notificaçãoes, nenhumas, ou só as prioritárias, se estiverem a usá-lo emparelhado com um Android com Lollipop. Anteriormente, este gesto apenas permitia comutar entre o modo "mute/unmute".

Ao tocar no ecrã passamos também a ter um ecrã combinado que nos permite iniciar comandos por voz ou lançar acções ou apps, ordenado pelas mais usadas - o que poupará toques e swipes adicionais; e também se ganha a possibilidade de bloquear notificações de determinadas apps directamente no smartwatch, simplificando a vida a quem não souber como o fazer no seu smartphone.

Este novo Android Wear, assim como a Android Wear app, começarão a ser disponibilizados na próxima semana.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)