2014/12/19

Andromium quer transformar smartphones em computadores "desktop"


Já todos sabemos que os smartphones actuais são autênticos computadores de bolso, mais potentes que os computadores de secretária que tínhamos há meia-dúzia de anos atrás. Este Andromium é um projecto que quer tirar partido disso, usando os smartphones como substitutos dos computadores tradicionais.

Do lado do hardware, o Andromium resume-se a uma simples dock, que contém algumas portas USB e ligação directa a um monitor - algo que já poderiam fazer com um hub, ou até dispensar as ligações físicas usando vídeo wireless (WiDi por exemplo, ou um Chromecast) e teclados e ratos bluetooth. Pelo que a parte que realmente se torna crítica é o software.

Um dos responsáveis deste projecto é um ex-engenheiro do Google - que poderá contribuir para lhe dar mais credibilidade - e que refere que o "segredo" é o Andromium OS, uma app que transforma por completo o que se pode fazer quando se usa o smartphone ligado à dock.

Para começar, a garantia de que isto é apenas uma app, eliminando a questão de ser necessário andar a gravar ROMs modificadas. Isto permite também que a integração com o resto do sistema não fique posta em causa - continuando a existir as notificações e funcionalidades de sistema que já existem. O que a app oferece é um interface adaptado para um uso desktop, e que vai buscar inspiração aos ambientes Windows e OS X,  - sendo também um sucessor mais aberto e generalista que o "Webtop" da Motorola e o "falhado" Ubuntu Edge.

Se este Androimium OS será capaz de ter sucesso onde os outros falharam... essa é que é a grande incógnita - mas sem dúvida que continua a ser um conceito interessante, e que inevitavelmente terá que vir a tornar-se realidade, mais cedo ou mais tarde. Caso queiram investir, os preços começam nos 10 dólares (só para a app), e nos 29 dólares para a app e a dock.




1 comentário:

  1. E com smartphones com céu x86 da Intel as coisas só se tornam mais fáceis. É mais uma etapa na concretização daquilo que só existe por enquanto na nossa imaginação, um computador pessoal alojado na cloud e com interface transparente em relação ao equipamento a que se lhe acede, eventualmente um único equipamento portátil que através de sensores e projectores holográfico se adapta a qualquer propósito

    ResponderEliminar