2014/12/06

Aprovada a construção do E-ELT - o maior telescópio do planeta


Por mais que se espreitem os confins do Universo, há sempre o desejo de ver mais longe e com melhor qualidade. Para isso, a ESO (European Southern Observatory) aprovou a construção daquele que será o maior telescópio alguma vez construido, o E-ELT (European Extremely Large Telescope).

Este gigantesco telescópio permitirá espreitar o Universo com maior qualidade que nunca graças à tecnologia de ópticas adaptativas (prevê-se que produza imagens 16x mais nítidas que o Hubble) e será construído no Deserto do Atacama no Chile - um dos locais com o céu mais límpido do planeta. Com 39m de abertura, este telescópio dará um importante contributo para o estudo exoplanetas de tamanho idêntico ao da Terra, assim como observar as estrelas de galáxias vizinhas, e também espreitar o espaço profundo com maior nitidez que nunca.

A par deste telescópio estão também a ser construídos outros mega-telescópios: o Giant Magellan Telescope (GMT) também no Chile, utilizará 7 espelhos de 8.4m combinados numa superfície de 24m e com entrada em funcionamento prevista para 2021; e o Thirty Meter Telescope (TMT) no Hawai, com 30m.

2 comentários:

  1. Bem, 10 anos para construir? Quando acabarem andamos nós a tirar fotos tipo hubble com os telemóveis xD

    ResponderEliminar
  2. 10 anos já temos novas tecnologias e este quase que se torna obsoleto...curioso pensar nisso lol

    ResponderEliminar