2014/12/03

Bluetooth 4.2 permite ligação directa à Internet

Com o mundo a evoluir no sentido de ter tudo ligado à internet, não há falta de opções para como isso pode ser feito: do nosso bem conhecido WiFi a sistemas mais poupados como o ZigBee. E também o Bluetooth quer ser um dos grandes candidatos a esta nova era, com a chegada da versão 4.2 que permitirá ligação directa à internet.

A ligação "directa" necessitará sempre de um gateway que faça a ponte entre o canal bluetooth e a ligação à internet propriamente dita (poderá ser um router WiFi com bluetooth, por exemplo), mas o que se passa é que isso não era possível actualmente (pelo menos, sem recorrer a mais "intermediários" que permitissem essa ligação).

Assim, com o Bluetooth 4.2, abre-se a porta a mais dispositivos bluetooth prontos a enfrentar a chamadas "Internet of Things", e eventualmente dar mais um passo no sentido de se evitar a necessidade de uma dezena de gateways para fazerem a ligação entre todo o tipo de sistemas existentes.

Aplicações práticas? Em vez de comprarem uma lâmpadas bluetooth que apenas podem ser controladas localmente quando estão no raio de acção do bluetooth, poderão ter essas lâmpadas (e sensores, e tudo o mais) ligados à internet e podendo controlá-las e ter acesso a partir de qualquer local.

Para além disso também há melhorias a nível da segurança (agora sem com um Bluetooth à prova de tracking pelas lojas), maior eficiência energética e baixo consumo; e maior velocidade e capacidade de transmissão de dados. Agora só falta esperar que produtos que usem este BT 4.2 comecem a chegar às lojas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)