2014/12/09

Chromebooks ganham desbloqueio automático se tiveres o smartphone por perto


Com o Android Lollipop o Google adicionou a possibilidade de se desbloquear automaticamente um smartphone ou tablet ao se ter por perto um dispositivo bluetooth autenticado (como um smartwatch), agora prepara-se para fazer algo idêntico com os Chromebooks.

Nos dias que correm é obrigatório mantermos os nossos equipamentos em segurança com sistemas de PINs ou logins. Mas isso também acaba por se tornar um transtorno quando é algo que temos que fazer dezenas de vezes ao longo do dia. Para os Chromebooks o Google optou por usar um sistema idêntico ao que aplicou aos seus Android, e que permite desbloquear um Chromebook automaticamente se tiverem o vosso smartphone por perto.

Por agora esta funcionalidade está apenas disponível na versão experimental do Chrome OS, tendo que ser activado por intermédio de algumas flags, mas é de imaginar que rapidamente passe para a versão pública.

Com esta funcionalidade, depois de validarem o vosso smartphone, o mesmo servirá como "chave" para desbloquearem o Chromebook sem necessidade de introduzirem uma password, desde que o tenham por perto. Como sempre, também existe a possibilidade de desactivarem temporariamente esta funcionalidade, para as situações em que querem manter o vosso computador bloqueado, mesmo estando por perto (em condições ideais, o vosso smartphone poderia fazer dispensar a password mesmo estando a 20 ou 30m de distância.)

Para quem estiver preocupado que um potencial ladrão possa ganhar acesso ao vosso Chromebook - e aos vossos dados e contas online - caso consiga roubar o portátil e o vosso smartphone, a solução é simples: não usar esta funcionalidade! (Não é fácil manter um equilíbrio entre a comodidade e a segurança...)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)