2014/12/10

ETER9 é uma rede social que quer tornar os utilizadores imortais (e feita em Portugal)


Redes sociais há muitas, e cada semana há mais uma dúzia delas que surge na internet. Mas esta ETER9, para além de ser feita em Portugal, propõe-nos um interessante conceito de imortalidade... digital.

Em vez de se limitar a ser uma rede social no sentido tradicional, esta ETER9 recorre a um sistema de inteligência artificial que vai aprendendo com todos os utilizadores, e que cria uma componente digital autónoma que pode continuar a interagir na rede mesmo que o utilizador real não o faça. É um conceito interessante, e que no mínimo será curioso de observar... e ver se realmente há alguma inteligência "minimamente inteligente" com que nos associemos.

Ainda assim, quem não achar piada ao que o seu personagem digital anda a fazer, poderá facilmente limitar as suas acções apenas a membros exclusivamente humanos, transformando a ETER9 numa rede social idêntica a todas as outras.

Outro dos aspectos curiosos é que estes personagens virtuais - denominados "Niners" - podem interagir entre si, pelo que será teoricamente possível que mesmo que os utilizadores humanos não adiram a esta rede, a mesma continua a ser mantida em actividade unicamente pelos seus utilizadores virtuais: uma rede social para inteligências artificiais...

E terminamos com esta ideia digna de um filme de ficção científica. :)

1 comentário:

  1. Alguém se conseguiu inscrever-se nessa rede ??? Eu não porque não me aceita a palavra passe e quando peço a recuperação repete o mesmo tipo de erro!

    ResponderEliminar