2014/12/27

Impressiona os teus amigos com os super-poderes... da Física


É fácil colocarmos um rótulo de "magia" em tudo aquilo que não percebemos como funciona (já dizia o nosso saudoso Arthur C. Clarke que qualquer tecnologia suficientemente avançada seria indistinguível de magia), e hoje trago-vos vários exemplos de "magia" que nem sequer dependem de tecnologia, mas da simples física.

Certamente já terão ouvido falar do "truque" de levantar uma pessoa apenas com quatro dedos de quatro pessoas, ou de como uma pessoa que é facilmente levantada subitamente se pode tornar impossível de levantar mesmo que tenha várias pessoas a tentar fazê-lo. Alguns poderão descartar estes relatos como simples mitos... mas não fiquem surpreendidos por descobrir que são mesmo verdade.

São verdade, mas não se preocupem pois não são necessárias artes mágicas... mas simples conhecimento de física e do corpo humano. O nosso corpo é uma máquina fantástica, resultado de milhões e milhões de anos de evolução, e é tão fantástico que a maioria das pessoas poderá nem sequer conhecer as suas capacidades.

É este desconhecimento que faz com que muitos charlatães usem estas técnicas para tentar iludir pessoas quanto às capacidades "mágicas" dos seus produtos (como pulseiras energéticas, e outras coisas), mas que poderão facilmente comprovar por vocês mesmo sem gastar dinheiro.

Na imagem inicial vêm alguns exemplos destes truques, dos quais existem inúmeras variações.

  1. Se colocarem uma mão apoiada sobre a vossa cabeça, é praticamente impossível que alguém vos consiga fazer levantá-la. Se lá colocarem as duas mãos com os dedos entrelaçados, torna-se possível levantar-vos completamente suportando-vos pelos braços na zona dos pulsos.
  2. Se colocarem as mãos firmemente contra o peito, de modo a que os dedos indicadores se toquem, ninguém vos conseguirá fazer separar os dedos puxando-vos pelos pulso, mesmo que se trate de um homem adulto a tentar separar os dedos de uma criança (exercendo uma força contínua e não aos "solavancos").
  3. Logo de seguida, peçam ao "homem forte" que coloque os punhos cerrados um sobre o outro e fazendo a máxima força possível para que não os separem. Até uma criança o poderá fazer separar os punhos usando apenas um dedo aplicando uma força lateral.
  4. Levantar uma pessoa com apenas quatro dedos. Esta parece impossível, mas é mesmo real. O método mais simples consiste em ter alguém sentado numa cadeira, e em vez de um dedo juntarem ambas as mãos com as mãos entrelaçadas e os dedos indicadores esticados. Depois basta quatro voluntários colocarem-se de modo a que tenham os dedos debaixo dos seus joelhos e braços (na zona dos sovacos). É só contarem até 3 e levantarem os braços... e a pessoa ficará suspensa.
  5. Duas pessoas conseguem facilmente levantar outra pessoa segurando-a apenas pelos cotovelos...
  6. ... a não ser que a pessoa "não queira". O truque aqui está na pessoa que vai ser levantada. Se mantiver o seu corpo rígido e os cotovelos encostados ao corpo, será possível ser levantada apoiada nos cotovelos. Mas se deixar os braços "soltos", essa tarefa torna-se impossível, mesmo que sejam muitas mais pessoas a tentar ajudar.
  7. Nesta variante, se a pessoa a ser levantada colocar os seus dedos debaixo do queixo de quem a tenta levantar, torna a tarefa impossível.
  8. De forma idêntica, se se apoiarem numa parede com os braços estendidos e "rígidos"; nem uma dezena de pessoas a empurrar-vos sobre os ombros conseguirão fazer com que fiquem encostados à parede.

Ideal para divertirem os convidados na noite de passagem de ano enquanto aguardam pela chegada das 24h. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)