2014/12/29

Maior operador Indiano vai cobrar mais pelo VoIP


Enquanto por cá se vai tentando garantir que a neutralidade da net fique expressamente consagrada e protegida para evitar abusos, na Índia o operador Airtel vai fazendo aquilo para que todos os defensores da neutralidade vão alertando: cobrar mais pelo VoIP.

O operador Airtel. o maior da Índia, vai passar a ter preços diferenciados consoante os utilizadores usem dados móveis para navegar na internet ou para fazer chamadas VoIP. Quer isso dizer que alguém que gaste 50MB em dados VoIP vai pagar mais do que quem gastar 50MB a ver páginas web. Precisamente o ponto que todos os defensores da neutralidade da internet referem como sendo essencial: de que os dados devem ser tratados de forma indiscriminada.

Não é que por cá não tenhamos a nossa dose de casos que já nos levantam algumas dúvidas. Para além daqueles tarifários mobile onde se diz que nem sequer são permitidas as comunicações VoIP; temos também casos que violam claramente a neutralidade do igual tratamento de dados... embora a favor do utilizador.

Temos por exemplo o serviço MEO Music, cujo tráfego não é contabilizado para clientes MEO, e que assim se torna imensamente mais atractivo que qualquer outro serviço de streaming de música; e em tarifários como o WTF também não é contabilizado o tráfego de certas apps de comunicação. Situações que, mesmo sendo "a favor" do cliente, acabam por ir contra o igual tratamento de dados, sejam eles quais forem. É que, quer se goste ou não... isto de fomentar a diferenciação do tratamento, favorecendo alguns, facilmente resvala para a parte do "desfavorecimento" de outros - e em coisas como este pagamento de dados VoIP mais caros.

Actualização: perante a indignação de todos, a Airtel suspendeu esta medida e diz aguardar o parecer das entidades reguladoras.

1 comentário:

  1. A airtel é um mau exemplo. Apesar de ter uma quantidade clientes equivalentes a dezenas de Meos, ser um dos maiores operadores moveis do mundo, tem uma qualidade inversamente proporcional. A rede é praticamente toda 2G e a qualidade de serviço é péssima. Anos atrás teve um apagão de 2 dias em Mumbai que levou mesmo á intervenção do regulador.
    3G ainda é novidade por aquelas bandas. Tudo isto faz que com que a largura de banda seja cara, as chamadas ainda mais e se procurem esquemas para pagar menos.

    ResponderEliminar