2014/12/13

Oculus compra Nimble VR para levar as mãos para a realidade virtual


Um dos grandes problemas da realidade virtual - para além da criação de uns óculos que ofereçam uma qualidade de imagem à altura do que se imagina - está nos interfaces que nos permitirão interagir com esta "realidade". Agora a Oculus VR dá um grande passo em frente nessa área com a aquisição da Nimble VR.

É uma aquisição que não deixa de ser algo caricata, pois a Nimble VR estava a tentar tornar-se realidade por meio de uma campanha no Kickstarter, local de nascimento dos Oculus Rift.

O Nimble VR quer ser a solução para nos deixar interagir com os ambientes virtuais usando as nossas próprias mãos e sem necessidade de usar marcadores ou demais aparelhos nas mãos ou dedos. O sistema recorre a uma câmara 3D que capta as nossas mãos e recria-se digitalmente em versão virtual, e pelo que nos mostram nos vídeos... parece funcionar bastante bem (interrogo-me apenas sobre, se estiver colocada no visor, como lidará caso se esteja a "segurar" em algo virtual, e se olhe para o lado?)

Para além da Nimble VR, a Oculus comprou também o 13th Labs, que trabalham na reconstrução de objectos 3D com base em imagens reais, e contratou mais um especialista na área da captura de movimentos usando câmaras.

É bom ver a Oculus VR a apostar em todas estas áreas "paralelas" que serão necessárias para proporcionar uma experiência de realidade virtual de qualidade, e que outros projectos muitas vezes se esquecem. Vamos lá ver se para o próximo Natal já poderá ser esta a prenda que todos desejaremos ter no "sapatinho".

2 comentários:

  1. Isto está aqui um belo exemplo da "next big thing".
    Já me estou a ver a esmurrar o Manny Pacquiao, virtualmente falando claro :)

    ResponderEliminar
  2. A Runtastic anunciou algo interessante!
    https://www.youtube.com/watch?v=NBPxkPwk8pQ

    ResponderEliminar