2014/12/02

OnePlus sem Cyanogen na Índia


O OnePlus One foi o primeiro modelo a vir de origem com Cyanogen, com suporte oficial e actualizações garantidas. Mas agora parece que a relação entre OnePlus e Cyanogen ficará mais complicada devido a um acordo de exclusividade que esta fez com a Micromaxx na Índia.

A OnePlus tem o lançamento do One na Índia agendado para hoje, com venda através da Amazon, mas os modelos que lá forem comercializados não poderão ir equipados com Cyanogen. É que a Cyanogen assinou um contrato de exclusividade com a Micromaxx, que impede que o OnePlus One seja comercializado com o seu sistema.

Em resposta, a OnePlus diz já estar a trabalhar numa versão "limpa" do Android baseada no Lollipop, que ficará disponível nas próximas semanas, e com uma versão final prometida para Fevereiro. Claro que nada impede que os utilizadores indianos gravem manualmente o Cyanogen nos seus equipamentos, mas é algo que muitos imaginariam poder evitar.

É realmente estranho ver a Cyanogen a afrontar a marca com quem primeiro chegou ao mercado de forma oficial, embora se tenha que ter em conta que a Micromaxx é o maior fabricante indiano de smartphone, e se torna um parceiro apetecível. Por outro lado, é um fabricante cuja produção se centra nos equipamentos económicos e de qualidade duvidosa, que poderão não ser os melhores para dar um "bom nome" à Cyanogen.

Se tiverem sorte, poderá mesmo ser uma jogada estratégica que estabeleça a presença da Cyanogen no desejado mercado indiano; se tiverem azar, poderá ser o início do fim da Cyanogen enquanto empresa que a qualquer momento pode "trair" os seus parceiros. Para os fãs do OnePlus One que nem apreciam muito o Cyanogen, o facto de que a OnePlus está a trabalhar em trazer um Android Lollipop com alterações mínimas serão a melhor notícia que este incidente traz.

1 comentário:

  1. Certamente que esse acordo com a Micromaxx não foi feito nas costas da OnePlus. Provavelmente não ouve foi vontade de pagar o mesmo ou mais que os indianos pagaram.

    Seja como for, basta nas versões indianas vir o CM Installer e a coisa fica resolvida, pois à partida nada os impede de fazer isso ;)

    Não estou desta forma a favor da CM, nada disso. Apenas não me parece que pessoas razoáveis façam esse tipo de coisas dessa forma.

    ResponderEliminar