2014/12/24

Samsung começa a produzir RAM de 4GB para equipamentos mobile


Lembram-se de quando os smartphones tinham apenas 256MB de RAM? Muito se avançou desde esse tempo, e para 2015 a Samsung já está preparada para fornecer chips de memória LPDDR de 8Gb que permitem a criação de módulos de memória de 4GB para equipamentos mobile.

Alguns equipamentos mobile já se têm aventurado no reino dos 3GB de memória RAM, e para 2015 é apenas natural que esse valor passe para os 4GB graças a estes novos chips de memória da Samsung e também da proliferação dos CPUs de 64bits.

Este chips LPDDR4 (Low Power DDR4) de 8Gb são feitos num processo de 20nm, duplicando o desempenho relativamente aos anteriores chips de 4Gb LPDDR3 (para 3.2Gbps), sem que se aumente o espaço. Os consumos também foram reduzidos, para cerca de 60% de um módulo equivalente com tecnologia LPDDR3. (Quando se fala de chips de memória, o seu valor é habitualmente referenciado em "gigabits", o que faz com que estes chips de 8Gb tenham 1GB de RAM - que depois são combinados em módulos - os tais de 4GB - que serão utilizados pelos fabricantes de smartphones, etc.)

É memória que será certamente bem vinda para todas as situações, mas uma das aplicações óbvias será permitir um melhor tratamento e processamento de gravação de vídeo Ultra HD com bitrates elevados, assim como a captura "burst" de imagens com dezenas de megapixeis, Neste preciso momento de certeza que haverão vários fabricantes já a planear lançar os seus smartphones e tablets com 4GB - embora quanto a mim, o aspecto que mais precisa de ser melhorado é o da velocidade das memórias flash.

Não há qualquer justificação para que hoje em dia se tenha que "esperar" vários segundos para se carregar uma app ou para que um update de 20 ou 30MB seja instalado. Há mil e uma formas disso ser conseguido... pelo que... tratem disso!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)